Quase 50% do público-alvo já foi vacinado contra a gripe

Quase 50% do público-alvo já foi vacinado contra a gripe

Até sexta-feira, 6, mais de 49 milhões de doses da vacina já terão sido enviadas às secretarias estaduais de saúde

Em menos cinco dias de campanha, quase 50% do público-alvo já foi vacinado contra a gripe no País. O dado é do Ministério da Saúde, que informou que 21,3 milhões de pessoas, o que significa 43% da população prioritária, já se vacinaram contra a Influenza.

A meta da Saúde, assim como em Ribeirão Preto, é vacinar 80% das pessoas que estão no grupo prioritário, como idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, ou portadores de deficiências específicas, também devem se vacinar.

Para a campanha, que vai até 20 deste mês foram adquiridos 54 milhões de doses da vacina que protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2016 que são A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

Estado

De acordo com o balanço do Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo está na lista dos estados que alcançaram as maiores coberturas vacinais até o momento, com 61,6%.

A região Sul apresentou até o atual momento, o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 55,7%, seguida pelas regiões Sudeste (48,05%); Centro-Oeste (48%); Norte (34,9%) e Nordeste (31,65%).

Casos

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, até 23 de abril, foram registrado 1.880 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 1.571 por influenza A (H1N1), sendo 290 óbitos, com registro de um caso importado (o vírus foi contraído em outro país).

Em Ribeirão Preto, os dados também são alarmantes. Segundo o Boletim Epidemiológico Mensal divulgado em abril, três mortes foram confirmadas este ano. Oito casos estão sendo investigados por complicações do vírus. Em março foram notificados 114 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e nove foram contabilizados pela gripe A. Os dados serão contabilizados no próximo Boletim que sairá no dia 15 deste mês.


Foto: Fábio Arantes/ SECOM

Compartilhar: