Ribeirão Preto registra queda de 60% nos diagnósticos de câncer de mama em 2020

Ribeirão Preto registra queda de 60% nos diagnósticos de câncer de mama em 2020

Pandemia pode ter colaborado com a diminuição de procura pelo exame de mamografia no município

Nesta sexta-feira, 5, é celebrado o Dia Nacional da Mamografia, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância de se fazer o exame preventivo de mama.

 

Mas, por conta da pandemia, a queda de exames preventivos de câncer de mama refletiu no volume de diagnósticos da doença. Conforme dados do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Prefeitura de Ribeirão Preto, até agosto do ano passado, houve uma queda 50% na realização de mamografias na cidade. Já segundo dados do sistema DataSUS, no ano passado, foram 116 casos de câncer de mama diagnosticados em Ribeirão Preto, ante 308 em 2019, queda de 67%. 

Diocésio Andrade, oncologista do InORP Oncoclínicas, explica que, “com o atual cenário de pandemia, as pessoas acabaram deixando de buscar um médico e realizar os exames preventivos e periódicos, mas precisamos ter consciência que as outras doenças, como o câncer, não vão esperar essa fase acabar”. 

O exame de mamografia é feito por meio de uma radiografia do tecido mamário, utilizando um equipamento de raios X chamado mamógrafo. O exame é a principal ferramenta para a detecção do tumor por ser capaz de identificar lesões nos estágios iniciais, favorecendo o tratamento e aumentam as chances de cura da paciente. Ele não é invasivo, e pode ser feito por quem tem próteses mamárias. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que a realização da mamografia para mulheres acima dos 40 anos deve ser feita anualmente. 

“Toda pessoa deve conhecer seu corpo e estar atenta aos sinais que possam surgir como nódulos, geralmente indolores, na mama ou axila, pele avermelhada ou retraída, alterações no mamilo e saída espontânea de liquido anormal. Mas só o autoexame não é o suficiente. A mamografia é o método de diagnóstico que demonstra maior eficácia na detecção precoce do câncer de mama”, conclui o médico. 

 


Imagem: Freepik

Compartilhar: