Reunião discute estratégias para zerar filas de cirurgias na região de Ribeirão Preto
Estratégia deve durar até outubro

Reunião discute estratégias para zerar filas de cirurgias na região de Ribeirão Preto

Objetivo é ampliar ações de mutirão na região de Ribeirão Preto para zerar filas de cirurgias eletivas ocasionadas durante a pandemia

Durante uma reunião no Centro de Convenções de Ribeirão Preto entre prefeitos, secretários e gestores em saúde de cidades da região que compreendem o Departamento Regional de Saúde (DRS XIII), nesta quarta-feira, 24, foram discutidas estratégias para zerar as filas de cirurgias eletivas ocasionadas durante a pandemia. O objetivo é ampliar ações de mutirão de cirurgias na região.

 

Uma das estratégias é pagar um valor adicional de 100% do que já é pago pela Tabela SUS do Ministério da Saúde até outubro. Esse investimento, no valor de R$ 350 milhões do Tesouro Estadual, tem como função fazer com que os hospitais tenham condições de triplicar a capacidade cirúrgica.

 

A região possui cerca de 17 mil cirurgias eletivas represadas em 26 cidades que compõem da DRS XIII.

 

Em seu discurso, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse que o mutirão já realizou duas mil cirurgias e 600 consultas preparatórias nas cidades da região, e até outubro, realizará mais 15 mil eletivas.

 

“A pandemia paralisou esse processo e precisamos retomar o calendário para que as cirurgias sejam realizadas. O Governo do Estado disponibilizou, para isso, 54 mil cirurgias ao SUS em sete especialidades diferentes e vai pagar o dobro da tabela SUS para os prestadores de serviços. Portanto, estamos aqui para saber quais os caminhos que nós, prefeitos e secretários, precisamos fazer para contribuir e alcançar essa meta”, afirmou o prefeito.

 

Essa é uma iniciativa realizada em todo o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Todos os hospitais de Ribeirão Preto, sob gestão estadual e municipal, estão participando, sendo um deles privado, o Hospital São Lucas/Ribeirania, que aderiu ao mutirão como instituição privada pactuada com o Estado, via DRS XIII.

 

O encontro contou com a participação de Nogueira; do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn; do secretário da Saúde de Ribeirão Preto, José Carlos Moura; da diretora do Departamento Regional de Saúde – DRS XIII, Jane Aparecida Cristina; do superintendente do Hospital das Clínicas, Benedito Maciel; 13 prefeitos da região; secretários de saúde; e gestores.


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto/ Guilherme Sircili

Compartilhar: