Ribeirão Preto aplica mais de 100 mil doses de vacina contra febre amarela
Ribeirão Preto aplica mais de 100 mil doses de vacina contra febre amarela

Ribeirão Preto aplica mais de 100 mil doses de vacina contra febre amarela

Imunização representa 91% do alcance da cobertura vacinal da cidade

O Boletim emitido nesta terça-feira, 28, pelo Departamento de Divisão Epidemiológica, aponta que foram aplicadas 109.814 doses da vacina contra a febre amarela em Ribeirão Preto, o que representa 91% de alcance de cobertura vacinal da cidade.

Apesar de este número ser significativamente positivo, é importante que o munícipe que ainda não está com a vacinação em dia, tome a dose para prevenir a doença. “Em 2017 recolhemos e encaminhamos amostras de 70 macacos ao Instituto Adolfo Lutz sendo que dois deram positivos para doença”, explica Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do programa de imunização da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

"Esse recorde deve ser comemorado. Foi um grande trabalho da Secretaria Municipal da Saúde. Já com a limpeza da cidade e atuação dos profissionais da saúde, reduzimos, nos primeiros dois meses deste ano os casos de zika vírus e chikungunya para zero e o de dengue para 26 casos, contra 15.617 em janeiro e fevereiro do ano passado", disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), apesar de uma única dose da vacina ser suficiente para a proteção por toda a vida, pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, portanto o Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina de Febre Amarela no Calendário Nacional. Segundo o calendário, a 1ª dose da vacina deve ser aplicada aos nove meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses.


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: