Ribeirão Preto celebra o “Dia Mundial do Diabetes” com prevenção e cuidado integral

Ribeirão Preto celebra o “Dia Mundial do Diabetes” com prevenção e cuidado integral

Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto orienta pessoas com fatores de risco a procurarem unidade de saúde mais próxima

A secretaria municipal da Saúde celebra o “Dia Mundial do Diabetes”, comemorado em todo o mundo em 14 de novembro e orienta a população, que possui fatores de risco para a doença, procurar a unidade de saúde mais próxima.

 

 

 

A secretaria municipal da Saúde disponibiliza a coordenadoria de Doenças Crônicas não Transmissíveis, que tem como foco, incentivar, promover, articular e apoiar o cuidado integral às pessoas e a prevenção dos principais fatores de risco da doença.

 

 

 

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes  na saúde e mortalidade da população.

 

 

 

Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de sua resolução  nº 61/225, criou a  data de 14 de Novembro  como  dia  Mundial do Diabetes.  O objetivo era enfatizar a característica epidêmica e impacto social e econômico.

 

 

 

A cor azul foi escolhida representando as cores da ONU, lembrando que o diabetes está presente em todo o mundo.  

 

 

 

Alguns objetivos das campanhas do dia mundial do diabetes tem como foco alertar para o impacto do diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.

 

 

 

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado desde 1991, em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.

 

 

 

Globalmente, estima-se que 422 milhões de adultos viviam com diabetes em 2014, em comparação com 108 milhões em 1980. A prevalência global de diabetes quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Isso reflete um aumento nos fatores de risco associados, como sobrepeso ou obesidade.

 

 

 

RIBEIRÃO PRETO

Se você não tem diabetes, mas possui alguns fatores de risco, sugerimos que procure atendimento na unidade de saúde mais próxima da sua casa e marque uma consulta com Enfermeiro para verificar como está o controle glicêmico.

 

 

 

O rastreamento deve ser realizado em todos os indivíduos com sobrepeso ou obesidade (IMC 25 Kg/m²) e que tenham um ou mais dos seguintes fatores de risco:

- História familiar de diabetes (desde que parente de primeiro grau);

- História de doença cardiovascular;

- Hipertensão arterial;

- Dislipidemia com resultados de triglicérides >250mg/dl ou HDL-C menor que 35g/dl,

- Síndrome dos ovários policísticos e Inatividade física, entre outros.

Se tiver Diabetes ou se estiver em duvidas é possível realizar um rastreamento da Diabetes.

 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: