Ribeirão Preto confirma 21 casos de dengue por dia em maio
A Zona Leste da cidade é a mais afetada pela dengue, com 1.182 casos confirmados

Ribeirão Preto confirma 21 casos de dengue por dia em maio

Desde o início do ano, são 3.523 confirmações da doença na cidade; Zona Leste é a mais afetada

Somente na primeira quinzena de maio, Ribeirão Preto confirmou 324 casos de dengue, o equivalente a 21 confirmação por dia. Desde o início do ano, a cidade já tem 3.523 casos confirmados da doença e outros 13 mil suspeitos em análise. Em todo ano passado, foram 271 casos confirmados. Em 2016, ano de uma das maiores epidemias da doença na cidade, foram 34.470 registros apenas nos quatro primeiros meses do ano.

Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde e mostram ainda que a Zona Leste da cidade é a mais afetada pela dengue, com 1.182 casos confirmados, 320 casos a mais do registrado na Zona Norte, a segunda com maior confirmações, 861. A Zona Oeste tem 558 casos, a Central 537 e a Sul, 344. “Mesmo diante de todo o esforço que estamos fazendo, os índices de infestação do mosquito continuam muito altos, mantendo em risco de epidemia a cidade”, afirmou o secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini.

Mortes

No dia 25 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou o registro de duas vítimas fatais em Ribeirão Preto, em decorrência de casos graves de dengue.

Os pacientes são um homem de 73 anos, hospitalizado por causa de dengue durante 16 dias, portador de doenças associadas, que evoluiu com pneumonia e faleceu no dia 22 de abril, e uma mulher de 44 anos, também portadora de doenças associadas, que esteve internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio e morreu também no dia 22 de abril, com diagnóstico definitivo para dengue no dia 23.

Risco

Ribeirão Preto está em situação de alto risco para surto de dengue, zika e chikungunya, segundo o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 do Ministério da Saúde. A cidade é uma das 994 do País que apresentam alto índice de infestação pelo Aedes aegypti e podem registrar surtos das doenças transmitidas pelo mosquito.


Foto: Divulgação

Compartilhar: