Ribeirão Preto confirma 37 casos de dengue por dia em 2019

Ribeirão Preto confirma 37 casos de dengue por dia em 2019

Dados do Boletim Epidemiológico mostram que foram 5.655 pessoas infectadas pelo vírus de janeiro a maio na cidade

Ribeirão Preto teve mais um mês com alta nos casos confirmados de dengue. O Boletim Epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, apontam 1.259 casos confirmado somente no mês de maio.

O número é 35 vezes maior ao total registrado no mesmo mês de 2018. No acumulado de 2019, são 5.655 pessoas infectadas pelo vírus da dengue. O número é 30 vezes maior que o registrado de janeiro a maio de 2018, 187 casos. 

Ainda segundo o boletim, o total de casos suspeitos da doença neste ano na cidade é de 16.703. Em todo ano passado, foram 1.544 suspeitas da doença. No ano com uma das maiores epidemias da cidade, 2016, foram 57 mil casos suspeitos e 35.043 confirmados.

O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, afirma que o trabalho de combate e prevenção à dengue na cidade está sendo feito sem trégua. São ações diárias, com equipes de Agentes de Combate a Endemias nas ruas com campanhas de conscientização, treinamentos de equipes e nebulização frequente e os números estão dentro dos parâmetros aceitáveis, se comparado às demais cidades do Estado. 

“Oitenta por cento dos casos de dengue estão nas casas das pessoas e a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva, para continuarmos a manter a doença na cidade em patamares baixos e para que não ocorram mais mortes”, alerta Scarpelini.

Mortes

No dia 25 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou o registro de duas vítimas fatais em Ribeirão Preto, em decorrência de casos graves de dengue. 


Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Compartilhar: