Ribeirão Preto confirma o 1° caso de sarampo neste ano
Confira quem deve se vacinar contra o sarampo

Ribeirão Preto confirma o 1° caso de sarampo neste ano

Segundo Secretaria de Saúde Municipal, dois casos estavam em investigação

Ribeirão Preto confirmou o primeiro caso de sarampo neste ano na cidade. A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto avaliava dois casos suspeitos de sarampo na cidadeem pacientes de 1 ano e 34 anos de idade. Mas, ainda não há informações de qual paciente confirmou a doença. A secretaria divulgará detalhes em uma coletiva de imprensa na segunda-feira. O último registro havia no ano passado, quando o município teve um caso importado do Líbano.

Em Ribeirão Preto, 36 postos de vacinação têm as doses contra o sarampo disponíveis para toda a população. No Estado de São Paulo é preconizada a vacinação em duas doses para quem tem de 1 ano até 29 anos de idade. Já para os nascidos a partir de 1960, é recomendado uma dose. Segundo a recomendação da Secretaria Municipal da Saúde, por conta do risco do surto vivido no estado, as pessoas devem procurar o posto de saúde para um profissional verificar a carteira de vacinação.

“A alta transmissibilidade do sarampo, somada à frequência e à facilidade dos deslocamentos internacionais e nacionais, constitui permanente desafio a sua eliminação”, explica o chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Daniel Cardoso de Almeida e Araújo.

Em todo o Estado de São Paulo, já são 633 casos, sendo 484 somente na capital. Santos tem 22 casos, Santo André, 19, Guarulhos e Fernandópolis têm 18 cada e São Bernardo do Campo, 14 casos. Em Sertãozinho, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, já são três casos confirmados da doença.

De acordo com a secretaria, a vacina contra o sarampo é a medida de prevenção mais eficaz. Os viajantes devem estar com suas vacinas atualizadas antes de viajar (preferencialmente 15 dias antes da viagem). A vacina SRC (sarampo, rubéola e caxumba) é recomendada, com especial atenção aos viajantes, incluindo crianças de seis meses a um ano.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: