Ribeirão Preto é a 26ª cidade com mais casos de sarampo no Estado de São Paulo
Segundo o boletim do estado, Ribeirão Preto já tem 23 casos confirmados da doença

Ribeirão Preto é a 26ª cidade com mais casos de sarampo no Estado de São Paulo

A Secretaria da Saúde reforça importância da vacinação contra a doença

A cidade de Ribeirão Preto é a 26ª cidade do Estado de São Paulo com o maior número de casos de sarampo. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde paulista, que também reforça importância da vacinação contra a doença. A cidade tem 23 casos confirmados, segundo boletim do estado.

Dentre os 173 municípios, que registraram casos da doença, Ribeirão fica atrás de cidades da mesma proporção, de Campinas e de algumas cidades da grande São Paulo.

Leia mais:

Infectologista do HC alerta sobre os perigos do sarampo

Ribeirão Preto já tem 20 casos de sarampo confirmados neste ano

A capital é a cidade com o maior número de infectados com 2.897 casos. Neste ano já foram registradas 5.139 pessoas contaminadas pelo sarampo.

De acordo com o governo, o Estado de São Paulo segue com a vacinação em bebês com idade entre 6 meses e 1 ano, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

A faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e óbitos. A aplicação da chamada “dose zero” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, os pais ou responsáveis também deverão levar os pequenos aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.

Os municípios devem ainda seguir com ações de bloqueio diante da notificação de casos da doença. Além disso, as pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto de vacinação, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose, que será administrada de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

Até o momento, foram confirmados cinco óbitos decorrentes da doença. No final de agosto foram confirmadas três vítimas, sendo um homem de 42 anos, da capital sem histórico de imunização contra a doença, e dois bebês – uma menina de quatro meses, de Osasco; e um garoto de nove meses, também da cidade de São Paulo. Nessa quarta-feira, 25, foram confirmados outras duas mortes na capital: uma mulher de 31 anos sem histórico de vacinação, e um bebê do sexo masculino de 26 dias.

Ribeirão Preto foi beneficiada com o repasse de R$ 107.070,41 pelo Ministério da Saúde, no final de agosto, para implementação de ações de imunização para o controle do surto e interrupção da cadeia de transmissão do sarampo na cidade.

O recurso tem como finalidade o custeio de quaisquer ações e serviços de vigilância em saúde, desde que garantida a implementação de ações de imunização para o controle do surto e interrupção da cadeia de transmissão do sarampo.

Confira as 25 cidades com maior número de casos em Ribeirão Preto:

Cidade Quantidade de casos
São Paulo  2.897
Santo André 238
São Bernardo do Campo 186
Guarulhos 124
Barueri 116
Osasco 113
Mauá 112
Francisco Morato 94
Franco da Rocha 65
Ribeirão Pires 63
Campinas 57
Mairiporã 54
Carapicuíba 52
Fernandópolis 47
São Caetano do Sul 41
Cotia 35
Caieiras 32
Diadema 32
Santos 30
Bauru 29
Santana de Parnaíba 28
São José do Rio Preto 27
Sorocaba 27
Jundiaí 26
Taboão da Serra 24
Ribeirão Preto 23



 


Foto: F. L. Piton

Compartilhar: