Ribeirão Preto participa da “Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes”
Mutirões retiram materiais que podem servir como criadouros de dengue nas casas de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto participa da “Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes”

Com quase 2 mil casos da doença, cidade promoveu ações para combater criadouros

Na mesma semana em que o número de casos de dengue chegou a 1,9 mil em Ribeirão Preto, ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor da doença foram promovidas em diversas regiões dentro da “Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes”, entre os dias 10 e 15 de fevereiro.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância e Saúde, promoveu mutirões de limpeza, exposições, palestras educativas, vistorias em imóveis desabitados, campanhas em veículos de comunicação e mobilizações em escolas. Os bairros Vila Albertina, Jardim Juliana e Parque Ribeirão foram prioritários por conta da situação epidemiológica.

Em janeiro foram realizadas 40.539 vistorias e 3.488 focos do mosquito foram eliminados nas casas visitadas.

Durante o segundo semestre de 2019, foram recolhidas mais de 126 toneladas de criadouros do mosquito, enquanto que em todo o ano de 2019, as equipes de Agentes de Combate a Endemias averiguaram mais de 700 mil imóveis.

Por meio do Cata-Trecos, serviço da Coordenadoria de Limpeza Urbana, quase 500 toneladas de entulhos foram recolhidas, juntamente com 22 mil bocas de lobo que receberam limpezas pela Secretaria de Infraestrutura.

O Natular líquido, um biolarvicida que combate o mosquito, é aplicado em 521 pontos estratégicos nas diversas regiões de Ribeirão Preto.

Colaboração: Vinicius Botelho, sob supervisão de Raissa Scheffer


Foto: J.F. Pimenta / Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: