Ribeirão Preto promove Dia D de Vacinação Infantil neste sábado, 28

Ribeirão Preto promove Dia D de Vacinação Infantil neste sábado, 28

Baixa cobertura vacinal alerta para o risco de aumento de casos graves de doenças, como a Influenza

Neste próximo sábado, 28 de junho, Ribeirão Preto promoverá o Dia D de Vacinação Infantil, uma mobilização voltada à atualização da caderneta de vacinação e ao aumento da cobertura vacinal, principalmente entre o público infantil. Todas as salas de vacina da cidade estarão abertas das 8h às 16h30. Para atender os moradores do bairro Jardim Salgado Filho II, a EMEI Roberto Afonso Pontes também oferecerá sala de vacinação.

 

A ação responde aos baixos índices de cobertura vacinal registrados no país, o que eleva o risco de reintrodução de doenças como poliomielite e sarampo, além do crescimento no número de casos de Influenza.

 

Dados do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) apontam que a vacinação contra a Influenza alcançou apenas 26% do público-alvo infantil, estimado em 45 mil crianças. Desde o início do ano, foram notificados 686 casos de doenças respiratórias agudas graves, sendo 286 em crianças de até nove anos. Desses, 187 foram confirmados como causados pelo vírus Influenza, cuja vacina está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. “Temos observado uma maior circulação do vírus Influenza em todo o país neste ano. A vacinação é essencial para conter os casos graves de síndrome respiratória aguda e evitar internações”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Maurício Godinho.

 

A mobilização tem o apoio da Secretaria Municipal da Educação e das escolas particulares da cidade, que receberam comunicado por e-mail incentivando as famílias a levarem as crianças para a vacinação. 

 

Outras vacinas

 

No caso da vacina contra a dengue, direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, foram aplicadas 19.261 primeiras doses e apenas 9.177 segundas doses, número ainda distante da meta de imunização completa. Já a vacina contra a hepatite B, administrada no primeiro mês de vida, apresenta uma cobertura de apenas 32,61%.

 

Para receber a vacinação, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento da criança.


Foto: Fernando Gonzaga / Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: