Ribeirão Preto recebe ação para alertar população sobre riscos da automedicação
Essa ação foi elaborada após uma pesquisa realizada, recentemente, pelo CRF-SP

Ribeirão Preto recebe ação para alertar população sobre riscos da automedicação

A atividade reunirá farmacêuticos voluntários, que prestarão serviços gratuitos para a população do município

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) promoverá neste sábado, 11, das 9h às 12h, a ação "Farmacêutico na Comunidade". Além de Ribeirão Preto, o ato será realizado, durante toda a semana, em outras 27 cidades do Estado.

A ação reunirá farmacêuticos voluntários, que prestarão serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, além de orientar sobre as formas corretas de utilização, efeitos colaterais, interações medicamentosas e descarte correto.

Essa atividade foi elaborada após uma pesquisa realizada, recentemente, pelo CRF-SP. Nela, constatou-se que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses. Quase metade – 47% – se automedica pelo menos uma vez por mês, e um quarto – 25% – o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana.

De acordo com o presidente do conselho regional, Dr. Marcos Machado, a pesquisa dimensiona a gravidade de um problema que já era de conhecimento público.

“Não é por acaso que os medicamentos surgem como uma das principais causas de intoxicação no País. É uma cultura que necessita mudar. A população precisa ser orientada que medicamento não é um produto qualquer, seu uso implica em riscos à saúde", comenta.

O estudo detectou, ainda, uma modalidade diferente de automedicação, a partir de medicamentos prescritos. Nesse caso, a pessoa passou pelo profissional da saúde, tem um diagnóstico, recebeu uma receita, mas não usa o medicamento conforme orientado, alterando a dose receitada.

Serviço
Farmacêutico na Comunidade
Quando:
sábado, 11, das 9h às 12h.
Onde: Rua Municipal, 252 – Campos Elíseos.
Mais informações: (11) 3067-1494 e 3067-1498.


Foto: Pixabay

Compartilhar: