Ribeirão Preto recebe ações de combate à hipertensão

Ribeirão Preto recebe ações de combate à hipertensão

O objetivo é educar a população a respeito da importância da prevenção e cuidados com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Nesta terça-feira, 26, é comemorado o ‘Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial’. Em Ribeirão Preto, várias atividades vão ser oferecidas a população contra a prevenção de doenças cardiovasculares.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão é responsável por 9,4 milhões de mortes por ano. A expectativa é que, em 2025, cerca de 1,6 bilhão de pessoas estejam acometidas pela doença.

As ações no município acontecem até as 13h, no saguão do Terminal Rodoviário, localizado no centro de Ribeirão Preto, onde serão feitas medições gratuitas de pressão arterial, distribuição de folhetos educativos e distribuição de 300 dosagens capilares instantâneas de glicemia e colesterol.

As atividades também serão realizadas no Shopping Santa Úrsula, das 10h às 18h.  A população será orientada sobre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

Em um artigo, a nutricionista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Isabela Pimentel Mota, comenta que maus hábitos alimentares, fumo, excesso de peso, uso de bebidas alcoólicas, descontrole emocional e o sedentarismo são problemas que estimulam o aparecimento da hipertensão. “Essas causas podem ser combatidas pela população. Prevenir a hipertensão é tarefa que deve ser iniciada na infância, ao se cultivar bons hábitos”, afirma.

Ela diz ainda que melhorar as rotinas, com uma nova proposta de vida mais saudável, também ajuda a controlar a pressão alta. Assim, como reduzir o consumo de sódio, que é presente naturalmente em diversos alimentos, é a primeira medida alimentar a ser adotada.

“A recomendação é a de que a população consuma diariamente cinco gramas de sal, o que corresponde a três gramas do sal de adição e duas de sal dos próprios alimentos”, acrescenta.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: