Ribeirão Preto recebe título de primeira cidade do mundo no tratamento de AVC

Ribeirão Preto recebe título de primeira cidade do mundo no tratamento de AVC

Programa Cidade Angels tem como objetivo qualificar cidades que estão comprometidas em melhorar a linha de cuidado do AVC em suas comunidades

Ribeirão Preto recebeu a certificação de 1ª Cidade Angels no Mundo no tratamento de excelência do AVC (Acidente Vascular Cerebral). O Programa Cidade Angels é uma iniciativa da Angels, organização global que trabalha para melhorar a qualidade do atendimento ao AVC e que tem como objetivo qualificar cidades que estão comprometidas em melhorar a linha de cuidado do AVC em suas comunidades.
 

“Ser a primeira cidade Angels do mundo tem que ser compartilhado com todos os 700 mil habitantes da cidade e toda a equipe que articuladamente ajudou isso acontecer. É fantástico, indescritível a emoção que estamos sentindo nesse momento”, celebrou o prefeito Duarte Nogueira. 
 

Embaixador do projeto Cidade Angels, Octávio Marques Pontes Neto, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e médico do Hospital das Clínicas (HCFMRP-USP), destaca que “essa iniciativa que está sendo coroada é um atestado de dever cumprido, reconhecimento de um trabalho árduo e desenvolvido na direção certa”. 
 

“Esse é um trabalho que lutamos desde a época que eu estava no Samu em parceria com o Hospital das Clínicas, com o Dr. Otávio e agora, essa possibilidade que tornou a proposta uma realidade. Agradeço a todos os envolvidos”, completa Jane Aparecida Cristina, Secretária da Saúde de Ribeirão Preto. 
 

A presidente da Boehringer Ingelhein no Brasil, Andrea Sambati, empresa parceira no projeto, falou do empenho e trabalho para torna-lo realidade em Ribeirão Preto. “Esse trabalho não começou hoje e, com muito esforço, chegamos a esse resultado. A partir de hoje, Ribeirão Preto é reconhecida globalmente como excelência no tratamento de AVC, diagnosticando e recebendo o paciente para tratamento dentro da janela necessária para que o paciente tenha o benefício.”
 


Projeto em parceria

 

Em Ribeirão Preto, a parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, por meio do PSE – Programa Saúde na Escola, teve por objetivo a conjugação de esforços que visam, por meio de articulação intersetorial de ações, a promoção à saúde e prevenção das doenças/agravos.
 

O PSE municipal inseriu em suas ações a atividade de identificação e condutas frente ao AVC para crianças, por meio da utilização da campanha FAST HEROES em escolas da cidade, que foi desenvolvida pelo Departamento de Educação e Política Social da Universidade da Macedônia, a qual tem o apoio da INICIATIVA ANGELS.
 

A coordenadora do programa da Saúde da Criança e Adolescente da secretaria municipal da Saúde, a médica Marcia Motta, falou da parceria de sucesso. “Quando recebemos essa missão a ideia foi utilizar o programa Saúde na Escola como voluntários nesse projeto”.
 

“Na secretaria da Educação, a articulação para envolver dez escolas com 800 alunos participando, nessa primeira ação, alcançou 3,2 mil alunos e para 2024, essa mesma ação a projeção é alcançar 12 mil alunos. Isso é muito importante. A educação transforma e salva vidas”, complementou a secretária adjunta da Educação, Claudia Remonti.


Foto: Fernando Gonzaga

Compartilhar: