Ribeirão Preto registra 108 casos de dengue em julho
Aumento de casos acende o sinal de alerta na cidade

Ribeirão Preto registra 108 casos de dengue em julho

Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 882% de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti

O departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, o Boletim Epidemiológico da Dengue, com 108 casos confirmados em Ribeirão Preto no mês de julho de 2022.

 

Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 11 casos da doença, houve um aumento de 882% de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti. Já o acumulado do ano registrou 6.682 casos em 2022, contra 301 pessoas infectadas entre os meses de janeiro e julho de 2021, aumento de 2.120% no número de casos da doença.

 

O aumento de casos acende o sinal de alerta na cidade. O trabalho das equipes da Divisão de Vigilância Ambiental é desenvolvido durante o ano todo, mas é fundamental a conscientização e ajuda da população no combate à proliferação do mosquito que transmite a dengue.

 

“Oitenta por cento dos focos de dengue estão nas casas das pessoas e, por isso, a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população, limpando sua própria residência”, orienta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanholi Passos.

 

O secretário municipal da Saúde, José Carlos Moura, reitera a realização de mutirões de limpeza pela cidade semanalmente, mas a conscientização da população e o hábito em vistoriar as residências com frequência, eliminando qualquer foco de água parada, são fundamentais para o controle da doença.

 

“A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da dengue. Portanto, solicitamos aos moradores da cidade que eliminem os criadouros do mosquito limpando seus quintais semanalmente e eliminando água parada, ambiente ideal para o Aedes crescer. Somente assim conseguiremos vencer essa batalha na cidade”, alerta.

 

Chikungunya, zika vírus, microcefalia, gripe H1N1 e Sarampo

 

No caso da chikungunya, não houve nenhuma confirmação da doença em julho de 2022. Quanto à microcefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus, também nenhum caso suspeito foi registrado em julho deste ano. Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus Influenza), foi confirmado um caso no mês de julho. Não houve nenhum caso de sarampo registrado em Ribeirão Preto em julho de 2022. 

 

*Com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto


Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: