Ribeirão Preto registra 286 casos de dengue em 2021, número é 98,36% menor que do ano passado
Os casos confirmados no município estão em queda desde abril do ano passado

Ribeirão Preto registra 286 casos de dengue em 2021, número é 98,36% menor que do ano passado

De janeiro a junho de 2020, foram notificados 17.513 casos da doença no município

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou, na última sexta-feira, 2, o Boletim Epidemiológico da dengue. Os registros de casos apresentados do período de janeiro a junho deste ano, em Ribeirão Preto, somam 286, representando uma queda de 98,36% em relação ao mesmo período do ano passado.

No último mês, foram notificados 12 casos, contra os 170 registrados em junho de 2020. Uma redução de 92,94%. De janeiro a junho de 2020, foram notificados 17.513 casos da doença no município. Segundo a Secretaria da Saúde, os casos confirmados na cidade estão em queda desde abril do ano passado.

O secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, orienta: “oitenta por cento dos casos estão nas casas das pessoas e, por isso, a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população, limpando sua própria residência”.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, também alerta que a conscientização é parte fundamental para o controle da doença e pede que a população examine suas residências semanalmente, procurando eliminar focos de água parada.

Quanto as outras doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti – Chikungunya, zika vírus, microcefalia, gripe H1N1 e Sarampo – não houve registros de casos confirmados no mês de junho de 2021, a exceção um óbito de Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus Influenza).

*Com a colaboração de Laura Oliveira e supervisão de Gabriela Maulim


Imagem: Pexels

Compartilhar: