Ribeirão Preto registra 50 casos de dengue em abril, segundo boletim epidemiológico
Nos primeiros quatro meses de 2021 não houve confirmação de morte pela doença

Ribeirão Preto registra 50 casos de dengue em abril, segundo boletim epidemiológico

No mesmo período em 2020, foram registrados 1.865 casos, de acordo com a Secretaria da Saúde

Segundo o boletim epidemiológico da dengue, Ribeirão Preto teve 50 casos confirmados da doença no mês de abril. Em abril de 2020, o número de casos foi de 1.865, queda de 97%.

Os dados divulgados pelo departamento de Vigilância em Saúde, mostram que, neste ano, foram 29 casos em janeiro, 36 em fevereiro e 53 em março, totalizando 168 casos confirmados dentro dos primeiros quatro meses de 2021. Nesse mesmo período no ano passado, o número registrado chegou a 16.537 pessoas infectadas pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, uma redução de 98%.

Mesmo com uma queda nos numero em relação ao ano passado, a Secretaria da Saúde e o Departamento de Vigilância em Saúde seguem fazendo o alerta para que os moradores eliminem os criadouros do mosquito, limpando seus quintais semanalmente e eliminando água parada.

Em 2020 foram confirmadas 10 mortes pela doença entre os moradores de Ribeirão Preto e neste ano, até o momento, nenhum óbito foi confirmado.

Mutirões

Ainda em abril, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou um mutirão no dia 24, nos bairros Jardim Morumbi, Branca Sales, Adão do Carmo Leonel, Solar Boa Vista e parte do Parque Ribeirão Preto.

Durante a ação, foram retiradas 3,9 toneladas de recipientes que acumulam água e recolhidos 800 pneus. Foram visitados 4.056 imóveis e 126 focos do mosquito Aedes aegypti — que pode transmitir dengue, zica e chikungunya — foram eliminados.

Chikungunya, zika vírus e microcefalia

No caso da chikungunya e zika vírus, não houve nenhuma confirmação em 2021. Sendo assim, a microcefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus, também não foi registrado nenhum caso suspeito.

Medidas para evitar a proliferação do aedes aegypt:

Evite água parada

Tampe os tonéis e caixas d’água;

 Mantenha as calhas sempre limpas;

 Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

 Mantenha lixeiras bem tampadas;

 Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

 Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

 Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

O Boletim Epidemiológico está disponível no site da Prefeitura.

Veja mais relacionados a dengue


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: