Ribeirão Preto registra quase 35 mil casos de dengue no primeiro semestre
Ribeirão Preto registra quase 35 mil casos de dengue no primeiro semestre

Ribeirão Preto registra quase 35 mil casos de dengue no primeiro semestre

Com apenas seis meses de registros, essa já é a maior quantidade de infectados pela doença nos últimos cinco anos

Em 2016, já foram confirmados 34.936 casos de pessoas infectadas com a dengue em Ribeirão Preto. O número representa a maior quantidade de infectados nos últimos cinco anos, mas é menor do que a expectativa anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Stênio Miranda, no início do ano, quando afirmou que o número poderia chegar a 60 mil.

Mesmo com o pior cenário não confirmado, este ano tem 6 mil ocorrências a mais do que o antigo detentor do recorde de casos confirmados de dengue, o ano de 2010, quando foram registradas 29.949 pessoas infectadas durante todos os 12 meses daquele ano. E foram registradas sete mortes em decorrência da doença no primeiro semestre.

Os números foram divulgados no boletim epidemiológico, da Secretaria Municipal da Saúde, publicado nesta sexta-feira, 15. O levantamento apontou que em junho foram confirmados 64 casos de dengue.

O boletim indica a queda de casos confirmados de dengue em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, já que naquela ocasião foram 443 casos da doença. O ano de 2016 atingiu o menor patamar para o mês nos últimos cinco anos.

Zika e chikungunya

Além da dengue, o boletim traz números das outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a zika e chikungunya.

Em junho, o levantamento de diagnósticos de pessoas infectadas com zika vírus chegou a 50 casos. Desses, seis eram gestantes, alcançando 5.355 no primeiro semestre – em maio havia sido 239, e em 2015, ao todo, foram 72.

Já a chikungunya não teve registro no sexto mês do ano, embora duas pessoas tenham sido internadas com suspeita da doença. No ano, foram confirmados sete casos de febre chikungunya em Ribeirão Preto


Foto: Ascom/Rio Grande do Sul

Compartilhar: