Ribeirão Preto tem ação de prevenção ao Câncer Bucal

Ribeirão Preto tem ação de prevenção ao Câncer Bucal

Evento ocorrerá na praça XV de Novembro, no Centro do município, nos dias 3 e 4 de maio, e contará com equipe especializada

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, por meio da Divisão de Odontologia, promoverá nos dias 3 e 4 de maio, das 8h às 17h, no calçadão da praça XV de Novembro, a campanha de prevenção contra o Câncer Bucal. A ação disponibilizará para a população equipe especializada que dará orientações e avaliações, com suporte de veículo/consultório para atendimento.

 

Casos positivos serão encaminhados para a rede pública de odontologia para tratamento. “A busca de casos ativos por meio dessa campanha nos auxiliará a identificar pacientes positivos, além da orientação de prevenção e cuidados necessários para a população ter ciência de como a doença se manifesta,” explica o chefe da divisão, Artur Rocha Martini.

 

A doença

 

Câncer Bucal são tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

 

Como posso perceber um câncer de boca?

 

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

 

O que pode levar a pessoa ter câncer de boca?

 

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

 

Existem outros fatores de risco?

 

Sim, como a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

 

É possível descobrir o câncer de boca no início?

 

Sim. O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

 

Onde pode ser realizado o exame da boca?

 

Profissionais de saúde treinados dos Centros de Especialidades Odontológicas, CEO, e unidades de saúde.

 

O autoexame previne a doença?

 

O autoexame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa utiliza para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchaços. Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado. Para a realização do autoexame são necessários um espelho e um ambiente bem iluminado. Mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para exame clínico da boca.

 

Como diminuir o risco de câncer de boca?

 

– evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool;
– mantenha uma boa higiene bucal;
– faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
– visite o dentista regularmente.

 


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: