Ribeirão Preto tem dois casos de zika vírus confirmados

Ribeirão Preto tem dois casos de zika vírus confirmados

As ocorrências confirmadas foram registradas em maio e junho; os pacientes já estão recuperados

Um estudo retroativo realizado pelo Instituto Adolpho Lutz confirmou dois casos de contaminação pelo zika vírus em Ribeirão Preto.

Os casos foram registrados em maio e junho. Os dois pacientes, no entanto, não precisaram ser internados e já estão recuperados.

Semanalmente são enviadas ao Instituto Adolpho Lutz 20 amostras com a finalidade de identificar qual o vírus está em circulação. Somente os munícipios que fazem parte do programa Sentinela da Dengue é que fizeram parte deste estudo, inclusive as cidades de Sumaré e São José do Rio Preto, que também confirmaram casos de zika vírus retroativos.

O primeiro caso é de um homem de 48 anos que contraiu a doença em maio e o segundo de uma mulher de 39 anos, que se contaminou em junho. “Esses casos não podem ser correlacionados a eventos atuais”, explicou o secretário da Saúde, Stenio Miranda. “A atividade de sentinela é permanente na cidade e mais nenhum outro caso foi identificado”, finalizou Miranda.

Segundo a médica Ana Alice Castro e Silva, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, as amostras foram testadas como parte de um estudo retrospectivo complementar à vigilância de sentinela da dengue. “As amostras foram selecionadas a partir de casos suspeitos de infecção de dengue com resultado negativo”, explica a médica. Ana Alice informa que o município de Ribeirão Preto mantém a Sentinela da Dengue instalada na Unidade de Pronto Atendimento(UPA).

Compartilhar: