Ribeirão Preto terá atividades durante Semana Mundial de Amamentação
No Brasil 68% das crianças são amamentadas dentro da primeira hora após o nascimento.

Ribeirão Preto terá atividades durante Semana Mundial de Amamentação

Palestras, oficinas e apresentações teatrais estão na programação; Atividades terminam no domingo, 7, com aleitamento materno no Curupira

Além de oferecer benefícios importantes para os recém-nascidos, o leite materno também alimenta e protege o bebê contra diarreia, infecções respiratórias, diabete e alergia. E para comemorar estes e outros benefícios, começa nesta segunda-feira, 1, a XXV Semana Mundial da Amamentação, que este ano tem como tema “Presente Saudável, Futuro Sustentável”. A ação acontece até o domingo, 7. 

Em Ribeirão Preto, as atividades começam com a realização do 5° Encontro Municipal de Aleitamento Materno, no Centro Universitário Barão de Mauá, até às 17h, desta segunda-feira, 1.

As unidades de saúde da rede pública também realizarão atividades para celebrar esta semana.  Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Álvaro Panazzolo, na Vila Albertina, nesta terça-feira, 2, das 8h às 11h, acontece uma manhã de beleza destinada às mães que tiveram bebês com até 6 meses, com direito a fotos. 

Já na Unidade de Saúde da Família (USF) Ernesto Che Guevara, no bairro Maria Casagrande Lopes, a partir das 9h, haverá uma palestra com o ginecologista Fernando Marcos Gomes, seguida de apresentação musical e café da manhã.

O encerramento das comemorações será no domingo, 7, com o ‘Aleitamento Materno no Parque Curupira’, das 8h30 às 12h, organizado pela Secretaria da Saúde, maternidades, universidades, comitê de aleitamento e Banco de Leite.

Aleitamento materno

Uma série da revista britânica The Lancet, do dia 29 de janeiro deste ano, destacou o Brasil por iniciativas no aleitamento materno, como regulamentação da lei de amamentação, licença maternidade, hospitais Amigos da Criança e rede de bancos de leite.

De acordo com a série, em 1974 as crianças brasileiras eram amamentadas por 2,5 meses em média. Em 2006, esse número subiu para 14 meses. Em 1986, apenas 2% das crianças de até 6 meses recebiam exclusivamente leite materno. Em 2006, essa taxa saltou para 39%. Ao contrário do Brasil, a China teve redução de 5%.

A evolução das taxas de amamentação no Brasil se devem às políticas integradas de incentivo à amamentação, pois crianças que são amamentadas por mais tempo têm melhor desenvolvimento intelectual, um aumento médio de três pontos no QI, o que pode melhorar o desempenho escolar e, a longo prazo, aumentar sua renda.

A cada ano que uma mãe amamenta, o risco de desenvolvimento de câncer de mama invasivo é reduzido em 6%, segundo o estudo da Lancet.

A experiência do Brasil na promoção e proteção do aleitamento é destacada na publicação, que compara o progresso brasileiro frente aos EUA, Reino Unido e China. De acordo com o Relatório Estado Mundial da Infância 2015 da UNICEF, 68% das crianças no Brasil são amamentadas dentro da primeira hora após o nascimento;  50% das crianças continuam sendo amamentadas até um ano de idade; e  25% das crianças são amamentadas até os dois anos de idade.

Partilhando dos resultados positivos, a criadora do Banco Humano de Leite de Ribeirão Preto, Anália Ribeiro Heck, diz que a amamentação é fantástica. “O leite materno possui muitas substâncias nutritivas, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite, e assim, o aleitamento favorece o crescimento da criança”, afirma.

Semana Mundial

A Semana Mundial da Amamentação é comemorada desde 1992 por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, sigla em inglês), órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo o ministério, a semana é importante pela mobilização social para a conscientização da população e de profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País.


Foto: Francielle Caetano

Compartilhar: