Santa Casa de Ribeirão Preto promove campanha contra o câncer de intestino

Santa Casa de Ribeirão Preto promove campanha contra o câncer de intestino

RibeirãoShopping receberá evento interativo de conscientização sobre a doença

A Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto promove a abertura da campanha contra o câncer de intestino “De Olho no Câncer de Intestino”, no dia 30 de junho, sexta-feira, às 16h, no setor Terra Vermelha do Ribeirão Shopping.

A ação é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e pretende alertar a população sobre a prevenção da doença, orientando a procurar um médico por quaisquer desconfortos intestinais do dia a dia.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de intestino é o segundo em tumores em mulheres e o terceiro em homens no Brasil.

Nos dias 1º e 2 de julho o espaço terá um protótipo de um intestino gigante aberto ao público com médicos e acadêmicos de medicina explicando o câncer do intestino e seus sintomas, diagnóstico, exames e orientação de medidas preventivas.

A campanha será dividida em duas etapas: educacional e assistencial. A primeira terá como objetivo expor os principais sintomas da doença e uma entrevista realizada por médicos com os pacientes para um levantamento epidemiológico, de fatores de risco para o câncer de intestino.

Já a etapa assistencial será focada no recrutamento de pacientes de risco ou com suspeita de neoplasia, ou tumor, no intestino grosso. Eles serão atendidos por médicos a partir do dia 8 de julho, em esquema de mutirão, em conjunto com o gestor municipal de saúde. O atendimento reunirá exame físico e, posteriormente, exames complementares como hemograma, pesquisa de glicemia e colonoscopia.

Os pacientes que tiverem anemia sem ser constatada por causa intestinal serão encaminhados ao setor de Hematologia da Santa Casa, até que seja concluído um diagnóstico. Os demais pacientes irão para os setores de Proctologia e Oncologia do hospital para receberem o tratamento adequado.

Serviço

Lançamento da Campanha “De Olho no Câncer de Intestino”

Quando: dia 30 de junho, às 16h

Onde: Ribeirão Shopping (Setor Terra Vermelha)

Quanto: gratuito

 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: