Saúde alerta para aumento de caso de Covid após o período de festas
Secretaria da Saúde demonstra preocupação com possível aumento de casos de Covid após festas de final de ano

Saúde alerta para aumento de caso de Covid após o período de festas

Confraternizações e festas de fim de ano podem contribuir para nova alta de casos no começo de 2023

A Secretária Municipal de Saúde de Ribeirão Preto faz um alerta a população da cidade para que tomem as medidas sanitárias necessárias durante as festas de fim de ano, para se evitar um aumento expressivo de casos no início do próximo ano. 

 

Em coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira, 23, na sede da pasta, a secretária Jane Aparecida Cristina e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, aconselharam sobre medidas sanitárias a serem tomadas neste período, além de alertarem sobre um possível aumento de casos de Covi-19 no início de 2023, como consequência das aglomerações.

 

“Nos preocupa as festas, onde possivelmente haverá aglomerações e aqui cabe um alerta da Secretaria Municipal de Saúde para toda a população: não esqueçam de utilizar máscara, nem álcool gel. Se possível, evite grandes aglomerações, caso frequente, se coloque dentro das medidas preventivas”, destaca Jane.

 

 

Situação da Covid-19 em Ribeirão

 

Segundo o último Boletim Epidemiológico, publicado na quarta-feira, 21, Ribeirão Preto registrou, até o momento, no mês de dezembro 3.352 casos confirmados da doença. Em novembro, esse número foi de 2.576, um aumento de 776 novos registros e de 3.209 em comparação a outubro, que registrou 143 casos confirmados.

 

“Nossa intenção é fazer um alerta neste momento que temos a possibilidade de muitos encontros. Isso porque estamos mantendo, em Ribeirão Preto, pela quarta semana consecutiva, uma positividade dos exames que tem variado de 37% a 50%. Então das pessoas que estão procurando os serviços de saúde para fazer a testagem, estamos com uma positividade dos exames, nesta última semana, de 50%. Esse é o motivo deste alerta e colocar essa preocupação com a transmissão viral que neste momento temos facilitada a transmissão”, explica Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVE).

 

A secretária da Saúde destacou, também, a preocupação com um possível aumento no número de internações devido a elevação dos casos na cidade.

 

“Temos um número importante de internações. Não se caracteriza, neste momento, nenhuma situação de gravidade, porém temos registrado muitos casos e alguns com necessidade de internação, tanto para enfermarias quanto para as UTIs”, aponta Jane.

 

Recomendações

 

Para as festas de final de ano a utilização de máscaras, álcool gel e evitar aglomerações seguem sendo as principais recomendações sanitárias para evitar a contaminação e a disseminação do vírus.

 

“Sabemos que a máscara tem sido de forma geral abolida, mas reiteramos a importância, principalmente para as pessoas que fazem parte dos grupos com maior vulnerabilidade para o agravamento da doença, como os idosos, pessoas com comorbidades e os imunossuprimidos. É importante que essas pessoas ao se locomoverem pela cidade é recomendável que essas pessoas se lembrem de utilizarem máscaras”, aconselha a diretora do DVE.

 

Vacinação

 

A vacinação contra a Covid-19 é outro ponto ressaltado pela Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto. A primeira dose foi a única a atingir mais de 90% do público alvo na cidade, com 92,80% da população vacinada. Já a segunda dose alcançou 87,04% dos ribeirãopretanos com mais de três anos. 

 

Com relação às doses de reforço, a primeira, para pessoas acima de 12 anos, foi aplicada em 68,60% do público alvo, a segunda, para o público maior de 30 anos, não atingiu nem 50% das pessoas aptas a serem vacinadas, com 45,33% de cobertura.

 

“Lembramos do chamamento da população que não completou os esquemas vacinais. É muito importante que as pessoas que não tomaram a segunda dose, nem a terceira, que se preocupem com essa questão e que procurem as unidades de saúde para a vacinação. Nossa preocupação é que, assim como em janeiro de 2021, ocorra uma explosão no número de casos ”, ressalta Luzia Márcia Romanholi Passos.


Foto: Leonardo Sousa

Compartilhar: