Saúde promoverá atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher durante o mês de março
Confira os serviços de saúde às mulheres;

Saúde promoverá atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher durante o mês de março

Unidades de saúde farão mutirões de atendimento para detecção precoce das neoplasias de mama e colo de útero

Durante o mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto promoverá uma série de atividades em parceria com universidades e serviços de saúde. 

Em todas as unidades de saúde da cidade, ações de prevenção e detecção precoce das neoplasias de mama e de colo uterino serão intensificadas, a partir de mutirões de atendimento, para acabar com a demanda causada pela pandemia.

Haverá, também, rodas de conversa sobre temas como violência interpessoal e autoprovocada, divulgando a rede de apoio às mulheres vitimizadas.

Para os profissionais da Atenção Primária à Saúde, será oferecida capacitação on-line para sensibilizar quanto à identificação das situações de vulnerabilidade e ocorrência de violência. Além disso, será promovido webinar sobre o empoderamento feminino e o enfrentamento da violência doméstica.

Ações durante todo o ano

A Coordenadoria de Assistência Integral à Saúde da Mulher atua durante o ano inteiro nas unidades de saúde de Ribeirão Preto. Tem como principal foco promover a atenção integral à saúde da mulher em todas as fases da vida: Adolescência, Período fértil e Climatério através de ações em linhas de cuidado, levando em consideração as especificidades de vários perfis populacionais (população negra, LGBTQIA+, profissionais do sexo, mulheres com vivência de rua, com quadro de dependência química e as privadas de liberdade).

Pré-Natal e puerpério

- Acompanhamento durante o período gestacional através de consultas médicas, enfermagem e odontológicas com monitoramento de resultados de exames alterados (sífilis, HIV, hepatites, toxoplasmose) de forma a possibilitar o tratamento precoce;

- Orientação dos Direitos das Gestantes e conscientização de todo o processo gestacional e parto a fim de diminuir a violência obstétrica. Durante o pré-natal é oferecido atendimento ao parceiro, oferecendo sorologias e orientações visando uma paternidade ativa, estimulando vínculos afetivos saudáveis, com qualidade de vida para todos da família, além de vincular o homem a Unidade de Saúde.

Saúde Reprodutiva

- Disponibilidade nas Unidades de Saúde de métodos anticoncepcionais reversíveis de (hormonais e não hormonais) e métodos cirúrgicos de anticoncepção, segundo avaliação de elegibilidade para cada mulher. Em atenção às mulheres em situação de vulnerabilidade a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SMS/RP) oferece os métodos contraceptivos de longa duração.

Prevenção e detecção precoce de neoplasias

- Coleta de exame citopatológico do colo de útero (Papanicolau) em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos;

- Vacinação para meninas contra HPV oferecida na faixa etária de 9 a 14 anos e para meninos na faixa etária de 11 a 14 anos;

- Realização de exame clínico anual das mamas;

- Encaminhamento para mamografia de rastreamento (faixa etária de 40 a 74 anos) ou diagnóstica.

Enfrentamento da feminização das Infecções Sexualmente transmissíveis (HIV, Sífilis  e Hepatites B e C)

 Através de acolhimento, identificação de vulnerabilidades e oferta de testes rápidos e testagem sorológicas, possibilitando diagnóstico e tratamento precoce. No caso de exposição sexual desprotegida a SMS/RP oferece a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) nas UPAs e Centro de Testagem Anônima (CTA). O CTA também oferece para as mulheres em situação de vulnerabilidade a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, constituindo a prevenção combinado ao HIV.

Violência sexual e doméstica

As unidades de Atenção Primária são as principais portas de entrada para mulheres em vulnerabilidade. Considerando que poucas dessas mulheres realizam queixa ativa de violência, os profissionais são orientados a identificar situações de risco.

Desse modo, é oferecido atendimento e acompanhamento às vítimas de violência interpessoal e autoprovocada, encaminhando às redes de apoio disponíveis.

Além disso, é oferecido também  o tratamento de consequências e agravos psicológicos, além de realização de consultas de Pré-Natal ou orientações quando do desejo de interrupção de gestação em decorrência de violência, como previsto na Lei 12.015/07.08.2009.


Foto: Pixabay

Compartilhar: