Secretaria da Saúde anuncia transmissão comunitária da Ômicron em Ribeirão Preto 
Coletiva de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto nesta quarta-feira, 29 de dezembro

Secretaria da Saúde anuncia transmissão comunitária da Ômicron em Ribeirão Preto 

Em coletiva nesta quarta-feira, 29 de dezembro, o secretário José Carlos Moura reforçou a importância da vacinação na cidade 

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, em coletiva de imprensa na sede da pasta, confirmou nesta quarta-feira, 29 de dezembro, a transmissão comunitária da variante Ômicron na cidade. 

“Nós emitimos uma nota a respeito da variante Ômicron, nesta tarde, e informamos que detectamos mais casos e já podemos dizer que temos uma transmissão comunitária, em face das investigações destes casos que foram abordados”, disse o secretário da Saúde, José Carlos Moura. 

O secretário também falou sobre a nova gripe, causada pelo vírus H3N2, detectada em seis pacientes nesta tarde.

“A vacinação da gripe já ocorreu. O ciclo vacinal da Influenza já aconteceu conforme o calendário e não temos mais vacinas da gripe. Sabemos que logicamente a vacina da gripe que foi distribuída não tinha a proteção contra essa nova cepa, a H3N2, e isso vai ser providenciado na vacina produzida pelo Butantan em fevereiro ou março do próximo ano”, esclareceu o secretário. 

Durante a coletiva, o secretário reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19, frente ao alto número de faltosos que não receberam a segunda dose em Ribeirão Preto.

“É muito importante que as pessoas que ainda não procuraram a dose de reforço, que façam isso. Estamos com mais de 40 mil pessoas que tomaram a primeira dose e faltaram para a segunda dose. Chama a atenção que, na população entre 20 a 49 anos, estamos com 28 mil pessoas, desses mais de 40 mil, que não tomaram a segunda dose. Temos visto que os casos que tem acontecido de Covid-19, não tem evoluído para casos graves e isso indica que a vacina traz proteção”, completou José Carlos Moura.

 

Leia mais:

Ômicron está em 2,5% das amostras de covid-19 sequenciadas em São Paulo

Secretaria da Saúde confirma sete casos da variante Ômicron em Ribeirão Preto

 


Foto: Revide 

Compartilhar: