Secretaria da Saúde realiza ações de prevenção a diabetes
Esplanada do Theatro Pedro II recebe ações de conscientização para a doença na manhã de sábado

Secretaria da Saúde realiza ações de prevenção a diabetes

Serão 16 unidades de saúde abertas no sábado, 11, para realização de consultas, exames e orientações

A coordenadoria de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da secretaria municipal da Saúde, promove no próximo sábado, 11, das 7h30 às 12h30, juntamente com a campanha de vacinação, a campanha Novembro Azul de prevenção a diabetes em 16 unidades de saúde de Ribeirão Preto.

 

As ações preveem ações educativas e consultas com solicitação de exames para pacientes com diabetes que estejam há mais de seis meses sem consultas com médico ou enfermeiro.

 

Na manhã do sábado, haverá também, uma mobilização social na Esplanada do Teatro Pedro II com ações educativas com promoção em saúde no tema Diabetes.

 

Unidades de saúde abertas neste sábado (11):

 

UBS Campos Eliseos, UBS João Rossi, USF Ribeirão Verde, UBS Simione, UBS Castelo Branco, UBS Santa Cruz, UBS Jardim Juliana, UBS Parque Ribeirão, UBS Vila Virginia, UBS Ipiranga, CSE Ipiranga, CSE José Sampaio, UBS Vila Albertina, UBS Heitor Rigon, UBS Jardim Paiva, UBS Marincek

 

Novembro é o mês para chamar a atenção para cuidados de dois grupos importantes, a Saúde do homem e a Saúde das pessoas com Diabetes mellitus.

 

O homem deve cuidar da saúde regularmente e procurar a unidade de saúde para consultas regulares. Dessa forma, é possível identificar problemas de saúde antes que se tornem graves, permitindo tanto a prevenção como o acesso a tratamentos mais eficazes.

 

Os homens com condições crônicas, como diabetes e hipertensão, podem receber acompanhamento médico e evitar complicações.

 

Os profissionais de saúde podem orientar sobre alimentação saudável, a rotina de atividade física e comportamentos saudáveis, ajudando a prevenir doenças crônicas.

 

Os profissionais de saúde podem oferecer o apoio e as orientações de tratamento para problemas de disfunção erétil ou outros desafios sexuais e ainda para os problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e tabagismo, e ainda aconselhar sobre segurança e prevenção de acidentes, especialmente em ambientes de trabalho.

 

Outra importante ação realizada na unidade de saúde é o Pré-Natal do Parceiro, em que ocorre o incentivo da participação do homem nas consultas de pré-natal, aumentando o vínculo do casal e formando assim uma rede de apoio à gestante.

 

Ainda são realizados exames de rotina a fim de evitar a transmissão da sífilis e demais doenças para o recém-nascido.

 

São oferecidos espaços para a participação do parceiro nos grupos educativos das unidades de saúde proporcionando uma maior interação com a equipe de saúde.

 

Portanto, cuidar da saúde do homem não é apenas uma escolha sábia, mas também uma responsabilidade para uma vida saudável e feliz. E procurar uma unidade de saúde é o primeiro passo para garantir isso.

 

Dia Mundial do diabetes

 

Dia 14 de novembro comemora o Mundial do Diabetes e a secretaria da Saúde dedica também o mês para a conscientização e ampliação dos cuidados em diabetes

 

Se você não tem diabetes, mas possui alguns fatores de risco, sugerimos que procure atendimento na unidade de saúde mais próxima da sua casa e marque uma consulta com Enfermeiro para verificar como está o controle glicêmico.

 

O rastreamento deve ser realizado em todos os indivíduos com sobrepeso ou obesidade (IMC 25 Kg/m²) e que tenham um ou mais dos seguintes fatores de risco:

- História familiar de diabetes (desde que parente de primeiro grau);

- História de doença cardiovascular;

- Hipertensão arterial;

- Dislipidemia com resultados de triglicérides >250mg/dl ou HDL-C menor que 35g/dl,

- Síndrome dos ovários policísticos e Inatividade física, entre outros.

Se tiver Diabetes ou se estiver em duvidas é possível realizar um rastreamento da Diabetes.

 

Capacitação

 

No dia 16 de novembro das 14h às 16h, a secretaria promoverá a capacitação “Cuidados do Diabetes: Abordagem Multiprofissional” para profissionais da rede pública de saúde.

 

O curso será on-line e não é necessário inscrição e haverá certificado no canal do Youtube da EPS/ Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto Canal Youtube da EPS:

 

 


Guilherme Sircili

Compartilhar: