Secretaria da Saúde quer vacinar 80% do grupo de risco

Secretaria da Saúde quer vacinar 80% do grupo de risco

Em coletiva de imprensa, o secretario da saúde, Stênio Miranda, afirmou que a pasta recebeu 55 mil doses para a campanha

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto pretende vacinar 174.776 pessoas pertencentes aos grupos prioritários, o que corresponde a 80% da população de risco. A campanha de vacinação tem início neste sábado, 30, e acontece até o dia 20 de maio. Ao todo, serão 17 postos de vacinação que disponibilizarão a vacina para um público especifico.

Se enquadram no público prioritário os trabalhadores da saúde, as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas, que são mulheres até 45 dias após o parto, os idosos de 60 anos ou mais, as pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos, os indígenas, a população prisional e os funcionários do sistema prisional, e os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A vacina destinada a população é a Trivalente, que é composta por três tipos de cepas de vírus Influenza A: H1N1, H3N2 HongKong e B Brisbane linhagem Victoria.

Segundo o secretário municipal da saúde, Stênio Miranda, as doses de vacina serão suficientes para abastecer a população de Ribeirão Preto, como aqueles que estão no quadro de risco. “Temos as doses em quantidade necessárias para atender as pessoas no dia D”, afirma.

O secretario diz ainda que a vacina não faltará, pois o Instituto Butantan que é o laboratório responsável pelo fornecimento das doses, estará distribuindo semanalmente as quantidades necessárias para a pasta.

Debilitadas

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 28, Miranda relata que no próximo dia 2, os profissionais de saúde irão vacinar as pessoas que se encontram em repouso e não conseguem ir até o posto de vacinação.

“As unidades de saúde já fizeram um levantamento para saber quem são essas pessoas. Assim, os trabalhadores da saúde vão dedicar a segunda-feira para vaciná-las”, diz.

Aos que estão acamados e que querem receber a dose da vacina, ele comenta que a família pode solicitar nas unidades de saúde próximas de suas residências.

Contraindicação

As contraindicações são para as pessoas que têm alergia grave ao ovo, pois as cepas são cultivadas neste alimento. Aqueles pacientes que estão com gripe normal também não devem tomar a vacina. A dose não é indicada aos que apresentam estado febril. O conselho é da chefe da divisão de vigilância epidemiológica, Luzia Márcia Romanholi Passos.

Postos de vacinação contra Influenza:

A Campanha de Vacinação começa neste sábado, 30, e vai até o dia 20 de maio. Os postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h.

Calçadão: em frente às Lojas Americanas (não irá vacinar as crianças)

UBS Campos Elíseos: Av. Saudade, nº 1.452

UBS Jd João Rossi: Av. independência, nº 4.315

CSE Sumarezinho: Rua Terezina, nº 690

CSE Ipiranga: Av. Dom Pedro I, nº 753

USF Vila Albertina: Rua Apeninos, nº 941

USF Maria Casagrande: Rua Paulo Gerardi, nº 350

USF Paulo Gomes Romeo: Rua Victor João Castania, nº 960

UBS Vila Recreio: Rua Tabatinga, nº 320

UBDS Vila Virgínia: Rua Franco da Rocha, nº 1.270

UBS Parque Ribeirão Preto: Rua Guy Saad Salomão, nº 225

UBDS Quintino II: Rua Bruno Pailcani, nº 70

USF Ribeirão Verde: Rua João Toniolli, nº 3.461

UBS Marincek: Rua Roberto Michellin, s/nº

UBDS Castelo Branco: Rua Dom Luis do Amaral Mousinho, nº 3.300

UBS Vila Abranches: Rua Maria Abranches de Farias, nº 550

UBS Jd Juliana: Av. Dr Marco Antônio Macário dos Santos, nº 602.


Foto: Laura Scarpelini

Compartilhar: