Secretário da Saúde de RP diz que mudará protocolos após morte de bebê
Um protesto em razão da morte da criança foi realizado em frente à UBDS do Quintino Facci II

Secretário da Saúde de RP diz que mudará protocolos após morte de bebê

Segundo Scarpelini, do ponto de vista administrativo, não foi encontrada nenhuma falha no atendimento a Lorenzo; a palavra final será do Conselho Regional de Medicina

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 26, na Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto,  o secretário Sandro Scarpelini disse que mudará vários protocolos de atendimento médico no município, principalmente, em relação à portadores de doença hereditárias. A medida será tomada após a morte do bebê Lorenzo de 8 meses, que foi atendido na UBDS do Quintino Facci II no último sábado, 23. 

Leia Mais: 
Família protesta por justiça para bebê que morreu após atendimento na UBDS do Quintino II


“É lógico que a secretaria também usará esse episódio infeliz para, provavelmente, mudar vários protocolos de atendimentos, inclusive em relação à doenças hereditárias, como a anemia falciforme [doença que sofria o pequeno Lorenzo] para evitar que haja casos como este no futuro”, fala o secretário.

Segundo Scarpelini, uma investigação foi iniciada no domingo, 24, para avaliar a conduta e atendimento prestado à vítima. A administração recolheu todos os documentos relacionados o caso e a pasta com todos os atendimento prestados à criança desde a primeira consulta na UBDS.

Nesta terça-feira, 26, Secretaria da Saúde também ouviu todos os profissionais envolvidos no atendimento do bebê. A princípio, foi pedido um laudo provisório para identificar a morte da criança. De acordo com o secretário, em menos de 12 horas eles avançaram muito as investigações. “No ponto de vista administrativo, não encontramos nenhuma falha no atendimento, mas existe uma dúvida em relação à conduta médica que ocorreu no sábado de manhã [dia 23 de fevereiro]”.

Apesar da secretaria não ter encontrado nenhuma falha, quem ficará com a palavra final na investigação, segundo Scarpelini, é o Conselho Regional de Medicina. “A resolução final se houve algum tipo de problema na conduta médica é do conselho. Já foi aberta uma sindicância e caberá ao conselho decidir e não à secretaria. Porém, vamos acompanhar de perto”, explica.

Lorenzo foi levado à unidade de saúde na sexta-feira, 22, após apresentar um quadro de febre persistente. Segundo a avó da criança, Lilian da Silva Faria, a única medicação oferecida ao bebê foi uma injeção de bromoprida e soro fisiológico. Além disso, a criança tinha um quadro de anemia falciforme que foi notificado aos médicos antes da consulta.

Segundo Scarpelini, o que deverá ser apurado pelos órgãos competentes é se Lorenzo teria que ser encaminhado para um hospital. Sendo assim, não haverá uma avaliação apenas da medicação prescrita no dia, mas sim, uma geral.

Manifestação

Uma manifestação realizada na tarde desta terça-feira, 26, na UBDS do Quintino Facci II deixou a administração municipal preocupada. O protesto, que seria pacifico, saiu do controle e acabou virando algo perigoso, segundo o secretário. Alguns manifestantes tentaram invadir o local, deixando os profissionais assustados.

“Os profissionais estão com medo em razão do protesto, e há a possibilidade do local ser fechado. Isso nos deixou preocupado, pois houve até uma invasão de um cara falando que era funcionário da prefeitura”, explicou Scarpelini.

O secretário pede calma à população. “Em três dias úteis, acho que temos um tempo razoável para uma investigação de tal gravidades. A minha maior preocupação é essa: que a população não se exalte e não prejudique à unidade, pois isso acabará voltando para a própria população, com o risco da gente não poder funcionar e outros que não estão envolvidos com a manifestação vão acabar sendo penalizados”, disse o secretário.  


Apesar de não ser a vontade da administração, caso haja mais violência ou casos de invasão na unidade, ela poderá, sim, ser fechada, pois eles temem pela segurança da equipe do local. “Eu preciso preservar pela segurança dos profissionais que estão no local”, afirma Scarpelini.


Foto: Revide

Compartilhar: