Sociedade se une contra o Aedes aegypti

Sociedade se une contra o Aedes aegypti

Cervejaria Colorado, Associação de Moradores do Jardim Roberto Benedetti e Unaerp fazem mutirão contra a dengue, zika vírus e chikungunya

Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, a Cervejaria Colorado e a Associação de Moradores do Jardim Roberto Benedetti (AMOJARB) junto com a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) realizaram neste sábado, 19, o mutirão contra a dengue, zika vírus e chikungunya. A mobilização aconteceu nos bairros Ipiranga, Campos Elíseos, Alto da Boa Vista, Parque dos Lagos e Jardim Roberto Benedetti (Conjunto dos Bancários).

A mobilização realizada pela Colorado foi conduzida pelo presidente e funcionários da cervejaria, além de colaboradores e autoridades de Ribeirão Preto. Já, no Conjunto dos Bancários, os alunos do curso de medicina da Unaerp distribuíram panfletos e fizeram orientações aos moradores sobre os principais criadouros do mosquito Aedes.

A ação socioeducativa contou também com a ajuda de três pessoas do Controle de Vetores, da Secretaria da Saúde.

Cervejaria Colorado
Para eliminar os possíveis criadores do Aedes aegypti é preciso tomar cuidado, principalmente, em pneus, calhas, garrafas ou qualquer objeto que acumule água parada. Para acabar com isto, a Colorado criou uma campanha diferente, onde os moradores de Ribeirão Preto devem colocar uma garrafa virada em frente a sua porta ou portão, alertando a todos que naquela casa o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya não faz morada.

A Cervejaria também orientou aos munícipes a postar uma foto da garrafa em frente ao portão e usar as hashtags #Vireojogo e #OrgulhoDeSer016. Assim, quanto mais visualizações as postagens tiveram, menos chance o mosquito vai ter nas residências.

De acordo com o presidente da Cervejaria Colorado, Marcelo Carneiro, os funcionários foram liberados do trabalho para participarem da ação e combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Aqui em Ribeirão Preto a gente está tendo muitos problemas com a dengue, zika vírus e pensamos em fazer uma ação de utilidade pública. Estou muito contente e orgulhoso com esta mobilização”, disse.

Carneiro conta ainda que esta foi a primeira etapa da ação, pois pretende dar continuidade ao trabalho de mobilização conta o mosquito Aedes aegypti.

Casa a Casa contra o Aedes

Pela segunda vez, a Campanha ‘Casa a Casa contra o Aedes’, da AMOJARB, vão às ruas para sensibilizar e orientar os moradores sobre as condutas a serem adotadas para a não proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya.

Segundo um dos voluntários da mobilização, Gil Santiago, 75% das casas do Jardim Roberto Benedetti já foram visitadas. “Estamos fazendo o controle de quantas residências já passamos. As que não conseguimos fazer a orientação, são residências que não tinham ninguém ou são casas fechadas”, comentou.

Ele diz ainda que pretende com esta ação sensibilizar as pessoas para acabar com os possíveis criadores do Aedes aegypti.


Fotos: Julio Sian/ Divulgação 

Galeria de imagens

Compartilhar: