Tempo seco: clima favorece aumento de doenças respiratórias e de pele

Tempo seco: clima favorece aumento de doenças respiratórias e de pele

Por conta do clima seco e de baixa umidade, as doenças da estação são mais comuns na região de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto acaba de completar 76 dias sem chuvas. O tempo seco e a baixa umidade do ar favorecem o aparecimento de alguns males da estação, como doenças respiratórias e de pele. Por conta disso, a Secretaria de Saúde faz um alerta à população sobre os cuidados que devem ser tomados durante este período, principalmente a crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. Confira abaixo: 

Doenças Respiratórias 

Com a chuva prevista somente para depois da primeira quinzena de agosto, é importante a prevenção contra as doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), asma, pneumonia e rinite alérgica, que pode ser agravada em razão da falta de umidade no ar. “O tempo seco causa ressecamento das vias aéreas e viabiliza a proliferação de vírus e agravamento de doenças e alergias respiratórias, como asma, que pode ser tanto crônica, quanto alérgica. A ingestão de água e permanência em locais ventilados são ótimas maneiras de prevenção”, informa o pneumologista do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Barradas, Fábio Muchão.

Dicas para evitar doenças respiratórias

1- Evite locais totalmente fechados;
2- Cubra a boca com um lenço quando for espirrar;
3- Beba muita água, pelo menos 2 litros por dia;
4- Mantenha a carteira de vacinação em dia;
5- Lave o nariz com e faça inalação com soro fisiológico.

Doenças de Pele 

Além da hidratação oral, que deve ser realizada durante todo o ano, é também importante hidratar o corpo. Pessoas com pele mais sensível, que tenham doenças de pele ou pré-disposição a desenvolvê-las, podem ter agravamento de sintomas durante o clima seco. “A ingestão de água e uso de hidratantes corporais é indispensável. O hidratante não pode faltar no tratamento da pele, mesmo que seja necessário utiliza-lo várias vezes ao dia”, afirma a coordenadora do setor de dermatologia do AME Barradas, Bhertha Tamura. 

De acordo com a médica, os idosos têm mais necessidades de realizar a hidratação corporal, porque com o avanço da idade, as pessoas tendem a perder a oleosidade da pele, favorecendo o ressecamento. Portadores de doenças de pele crônicas, como dermatite atópica e ceratose, tendem a ter seu quadro agravado e devem sempre procurar a orientação de seus médicos para tratamentos específicos.

Cuidados com a Pele no tempo seco

1- Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia;
2- Use hidratante corporal todos os dias, principalmente após o banho. Se necessário, utilize várias vezes ao dia;
3- Com o ressecamento, ocorrem coceiras na pele. Evite coçar-se, pois pode causar inflamações ou até mesmo infecções;
4- Evite tomar banhos demorados, com água muito quente;
5- Em caso de ressecamento severo da pele, procure seu dermatologista;

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: