Tuberculose causa cerca de 4 mil mortes por ano no Brasil

Tuberculose causa cerca de 4 mil mortes por ano no Brasil

Doença está entre as cinco principais causas de morte de mulheres entre 15 e 44 anos de idade no País

Com aproximadamente 70 mil casos novos de tuberculose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está entre os países com os piores índices da doença, com cerca de 4 mil mortes por ano. O país ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Conhecida por ser uma doença infecciosa, a tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir qualquer parte do corpo.

Segundo os dados de 2014 divulgados pela OMS, um terço da população mundial está infectado pela bactéria, porém a meta mundial para os próximos anos é acabar com a doença em 20 anos.

Para o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis e Análise de Saúde da OPAS/OMS, Marcos Espinal, a tuberculose não é somente um problema médico. “É um problema social, porque está relacionado com a pobreza, a marginalidade e as más condições de vida. E, como tal, requer ser abordado por toda a sociedade”, destaca.

Causas

Ainda de acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que nos países da América 280 mil pessoas ainda adoeçam a cada ano e 23 mil morram como consequência da tuberculose. Esta doença é a segunda causa de óbito, sendo as cinco principais causas de mortes em mulheres de 15 a 44 anos.

A responsável técnica pelo Programa de Tuberculose da Supervisão de Vigilância em Saúde, de Itaquera, Raquel Xavier de Souza Saito, explica o que é a tuberculose e quais são os sintomas apresentados pelas pessoas infectadas.

“É uma enfermidade transmitida de pessoa para pessoas, pelo quando, pela tosse ou pelo espirro, e através das gotículas da saliva”, afirma.

Ela diz ainda que os principais sintomas são tosse, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito e hemoptise, que é o sangramento das vias respiratórias.

Já se a enfermidade for fora do pulmão, conhecida como extrapulmonares, os problemas apresentados, além de fraqueza, são febre e emagrecimento.

Tratamento

A tuberculose pode ser tratada com medicamentos durante seis meses contínuos, mas as medidas devem ser acompanhadas por profissionais de saúde, para evitar que ocorram resistências aos remédios e propagação da infecção.

Dois medicamentos para tratar a enfermidade em pacientes mais graves foram aprovados desde 2014. Segundo estimativas da OMS, até 150 mil pessoas poderiam ser atendidas, porém apenas 2% dos pacientes tem acesso a esses remédios.

A especialista relata que se não forem tomadas medidas efetivas para o enfrentamento desta doença até 2020, cerca de 200 milhões de pessoas vão adoecer e aproximadamente 35 milhões poderão morrer.


Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar: