Unidades de saúde de Ribeirão oferecem teste e vacinação contra Hepatites
O tratamento e acompanhamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todos que têm o vírus

Unidades de saúde de Ribeirão oferecem teste e vacinação contra Hepatites

A ação faz parte da campanha Julho Amarelo, em que pessoas com a doença são o foco para o apoio e acompanhamento

Todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto estão oferecendo vacina contra Hepatite B, além de testes a fim de detectar a Hepatite C. A ação faz parte da Campanha Julho Amarelo que tem como foco informar a população sobre a importância das ações de prevenção e estímulo à detecção das doenças, para que seja feito o acompanhamento dos infectados.

Foram disponibilizados nas unidades de saúde kits de testes rápidos de Hepatite C, como forma de facilitar o acesso dos usuários à testagem, eles também serão orientados sobre a doença e as formas de preveni-la.

Os testes de detecção de Hepatite C são realizados com uma pequena amostra de sangue e o resultado é recebido em torno de 30 minutos. Os laudos são entregues individualmente e quem recebe resultado positivo para a presença do vírus é encaminhado para atendimento em uma unidade de tratamento especializado.

“Prioritariamente estão sendo atendidas pessoas consideradas com maior risco para a doença, acima de 40 anos, diabéticos, quem recebeu transfusão de sangue ou foi submetido a uma cirurgia antes de 1993 e pessoas que fizeram piercing ou tatuagem em locais não seguros em relação à esterilização do material”, explica a coordenadora do programa de AST/AIDS, Tuberculose e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde, Monica de Arruda Rocha.

O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todos que têm o vírus. Também são considerados de risco aqueles que têm por hábito compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear, alicates de cutícula, entre outros.

*Com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto

 

 


Foto: Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: