UPA da Treze de Maio registra fila de espera por atendimento nesta quinta-feira, 6
Para suprir a demanda, escala de médicos clínicos foi reforçada em todas as UPAs

UPA da Treze de Maio registra fila de espera por atendimento nesta quinta-feira, 6

Segundo Saúde de Ribeirão Preto, Unidades de Pronto Atendimento apresentam aumento de pacientes com sintomas respiratórios

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Treze de Maio de Ribeirão Preto ficou lotada de pessoas à espera de atendimento na manhã desta quinta-feira, 6. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em comparação com as duas últimas semanas, o município registrou um aumento de 56% no número de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios em unidades de saúde de plantão. 

Roberta Aparecida do Vale, de 35 anos, era uma das pacientes que aguardava pelo atendimento médico. Ela, que já está vacinada com as três doses, acredita que esteja apenas com sinusite, mas ressalta sobre a falta de organização da unidade. “O atendimento aqui está péssimo, tem 300 pessoas esperando aqui fora, enquanto lá dentro está vazio. No meu caso, acho que seja apenas sinusite, porque eu já tenho e conheço os sintomas, mas preciso aguardar aqui, correndo o risco de pegar alguma coisa”, conta Roberta.

Bem no dia do seu aniversário de 24 anos, Nathalia Abonisio também estava na fila de espera. Segundo ela, há três dias está com febre, dor de garganta e um pouco de falta de ar. Nathalia iria tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quinta, mas teve que adiar. “Nunca tive Covid e nem Influenza. Não faço ideia do que possa ser”, afirma.

De acordo com a Secretaria da Saúde, grande parte desse aumento pela procura por atendimento se deve à síndrome gripal. Para complementar o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, nessa quinta-feira, 5, a pasta reativou a tenda, que já estava instalada na UPA da Treze de Maio, 

Ainda de acordo com a Saúde de Ribeirão, a escala de médicos clínicos, em todas as unidades de pronto atendimento, foi reforçada e o fluxo da pediatria da UPA da Treze de Maio foi transferido para as demais UPAs, além de reforçar o número de pediatras nas UPAs Norte, Vila Virgínia e Sumarezinho.

Esclarece, também, que reforçou a equipe do Laboratório Municipal para organizar o quantitativo de exames RT-PCR coletados, para envio ao Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Por fim, informou na nota que monitora diariamente a situação epidemiológica dos quadros respiratórios pelas equipes gestoras da Secretaria Municipal da Saúde e da Fundação Hospital Santa Lydia, reforçando a importância do uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, e vacinação completa contra Covid-19.


Foto: Susanna Nazar

Compartilhar: