USP Ribeirão Preto busca voluntários para estudo sobre gordofobia e crenças relacionadas à obesidade
Voluntários precisam ter 18 anos ou mais e preencher questionário online

USP Ribeirão Preto busca voluntários para estudo sobre gordofobia e crenças relacionadas à obesidade

Interessados devem ter qualquer peso e serem maiores de idade

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca voluntários de qualquer peso para estudo de validação na população brasileira de duas escalas que investigam estigma do peso. A pesquisa vai aplicar as escalas de Gordofobia e a Escala de Crenças Relacionadas as Pessoas com Obesidade, que avaliam o medo patológico da gordura e as crenças sobre as pessoas com obesidade.

 

De acordo com os pesquisadores, os resultados serão utilizados para investigar as crenças relacionadas ao estigma do peso. “O estigma do peso é a desvalorização do indivíduo com obesidade e reduz esta população a características comportamentais, de qualidades morais e principalmente guiadas pela aparência física”, explica Gabriela C. Arces, doutoranda da FMRP.

 

Para participar é preciso ter 18 ou mais e preencher um questionário on-line neste link com perguntas sobre informações sociodemográficas, como estado civil e nível de escolaridade; e questões das escalas que envolvem obesidade, gordofobia e atitudes antiobesidade.

 

A pesquisa Crenças relacionadas às pessoas acima do peso é realizada pela doutoranda Gabriela C. Arces com orientação da professora Camila Cremonezi Japur e co-orientação de Maria Fernanda Laus.

 

Mais informações: [email protected] ou no site do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo da FMRP neste link

 

*Texto: Jornal da USP / Giovanna Grepi,


Foto: Pixabay

Compartilhar: