Revide, USP lança cartilha com cuidados em caso de engasgo de criança, USP, lança, cartilha, cuidados, engasgo, criança

USP lança cartilha com cuidados em caso de engasgo de criança

USP lança cartilha com cuidados em caso de engasgo de criança

A iniciativa é da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP acaba de publicar uma cartilha voltada para famílias com bebês menores de um ano de idade, quando são mais propensos a engasgos. 

“O que fazer quando seu bebê engasgar?” é toda ilustrada com imagens e passo a passo detalhado de ações a tomar caso um bebê venha a engasgar. As instruções vão da chamada para a emergência até os primeiros socorros que devem ser realizados ainda em casa.

A idealizadora da cartilha foi a recém graduada em enfermagem pela EERP Sabrina Bonetti, que notou a falta de materiais educativos dirigidos aos pais e familiares de bebês menores de um ano. Somado a isso, Sabrina verificou que o corpo de bombeiros de Ribeirão Preto atende grande número de ocorrências desse tipo com bebês.

A aluna levou essa preocupação à sua professora e orientadora Fernanda Góes e resolveram desenvolver uma cartilha científica. O resultado foi um material com conteúdo confiável e seguro para ser divulgado para a população. “Talvez o simples fato de ler ou ter a cartilha em casa possa ajudar os pais e familiares a socorrer seu bebê ou mesmo saber como pedir ajuda”, comenta a professora Fernanda.

O trabalho foi validado por professores de enfermagem, enfermeiros e médicos que atuam na área de resgate. Segundo a orientadora do trabalho, a literatura científica ainda não possui nada parecido com isso. Além disso, todas as informações contidas na cartilha estão de acordo com a última atualização das diretrizes para ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Patrocinador

A cartilha já está disponível no site da EERP para os que desejarem fazer download. Mas, tanto aluna quanto orientadora estão à procura de potenciais patrocinadores para a impressão em massa da cartilha, que deverá ser distribuída gratuitamente em postos de saúde, escolas e creches. Para ser um patrocinador, entre em contato pelo telefone (16) 3315-3417.

Foto: Divulgação

Compartilhar: