Vacina contra dengue chega a clínicas de Ribeirão Preto
Vacina contra dengue chega a clínicas de Ribeirão Preto

Vacina contra dengue chega a clínicas de Ribeirão Preto

Doses são indicadas para crianças acima de nove anos e adultos de 45 anos; Eficácia global é de aproximadamente 66% contra os quatro sorotipos de vírus da doença

Considerada um avanço na área da saúde, a vacina tetravalente contra a dengue já está sendo comercializada em Ribeirão Preto. Os valores das doses disponíveis em clínicas particulares do munícipio variam de R$ 270 a R$ 280.

As primeiras doses da vacina foram produzidas em uma unidade fabril na França, dedicada à sua produção, com capacidade produtiva em grande escala de 100 milhões de doses de vacina por ano. Em março, o Brasil recebeu a primeira remessa oficial de 500 mil doses da imunização contra a dengue.

Aprovada desde dezembro do ano passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina produzida pela empresa Sanofi Pasteur protege contra os quatro sorotipos existentes da doença e deve ser administrada em três doses com intervalos de seis meses, desde que esteja completando um ano da primeira até a última dose.

Além de evitar a transmissão da doença para outras pessoas, a vacina ajudará na redução dos gastos com internações, como a redução de 81% das internações e de 93% dos casos graves. A eficácia é de aproximadamente 66% contra os quatro sorotipos de vírus da dengue.

Dengue

Somente este ano, até 11 de junho, mais de 1,3 milhões de pessoas tiveram dengue no Brasil e 318 morreram em decorrência da infecção pelo vírus. Em Ribeirão Preto, os dados também ganharam destaque. De janeiro a junho de 2016, mais de 34 mil estavam com a doença, sendo sete mortes registradas.

SUS

De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde. A pasta irá fazer estudos sobre o custo/benefício da compra e distribuição do produto e sobre qual seria a estratégia de aplicação para ter impacto em termos de saúde pública.

Onde encontrar a vacina?

CEVIRP - Centro de Vacinação Integrada de Ribeirão Preto
Av. Nove de Julho, 2210 - (16) 3610-9109

Protovacin Vacinas
Rua: Prudente de Morais, 1645 - (16) 3610-3824

Prevent - Centro de Vacinação Preventiva
Rua:Bernardino de Campos, 1387 - (16) 3610-7750


Foto: Daniel Guimarães

Compartilhar: