Zika pode causar inflamações nos olhos, aponta pesquisa
O pesquisador fala que em num primeiro momento acreditava ser conjuntivite.

Zika pode causar inflamações nos olhos, aponta pesquisa

Estudo da FMRP constatou complicações nos olhos, como o desenvolvimento de catarata e aumento da pressão ocular, o que pode levar a glaucoma

Além da conjuntivite, o zika vírus pode causar uma inflamação mais grave nos olhos que, se não for tratada, pode resultar em catarata precoce. Foi o que constatou um estudo publicado nesta quarta-feira, 22, por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O estudo foi divulgado na revista The New England Journal of Medicine, considerada uma das publicações mais importantes do mundo na área médica.

De acordo com o professor João Marcello Furtado, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço da FMRP a inflamação dentro do olho, na parte anterior, tem como possíveis complicações o desenvolvimento de catarata  e aumento da pressão ocular, que se ocorrer de maneira prolongada pode levar ao desenvolvimento de glaucoma.

“Essa é uma manifestação nova e potencialmente mais grave do quadro ocular. Pela primeira fez na literatura científica, está descrita a Zika adquirida em associação com inflamação dentro do olho. Eram conhecidas somente as alterações oculares causadas pela Zika congênita, aquela em que os bebês podem desenvolver lesões graves e permanentes”, conta.

Ele afirma ainda que essa é também a primeira vez que o material genético do vírus foi isolado a partir de amostras de líquido de dentro do olho, o chamado humor aquoso que fica na câmara anterior do olho. “Essa é uma demonstração de que o vírus pode ultrapassar as barreiras que protegem o olho contra infecções”, explica.

Inflamação ocular

Segundo o médico, ainda não existe tratamento específico para inflamação ocular causada pelo zika vírus. “Nosso plano foi a tentativa de controle da inflamação, o que conseguimos uma semana após o início do tratamento”, afirma o médico sobre o paciente analisado que deu início as pesquisas.

Nos relatos da revista médica, consta o caso de um homem de cerca de 40 anos, atendido em janeiro no Hospital das Clínicas da FMRP, que teve sintomas compatíveis com a Zika, associados a olho vermelho.

O pesquisador relata que num primeiro momento acreditava ser conjuntivite, porém, na avaliação oftalmológica, foi evidenciada inflamação intraocular, conhecido como uveíte, que podem ser causadas por agentes infecciosos como vírus, bactérias, protozoários ou por doenças auto-imunes. “Os exames de sangue do paciente deram positivos para zika e, para nossa surpresa, a amostra do material intraocular também continha material genético do virus zika”, explica.

Zika em Ribeirão Preto 

Em Ribeirão Preto, segundo dados mais recentes da Secretaria municipal da Saúde, foram notificados 239 casos suspeitos de zika vírus no mês de maio, contra 728 no mês de abril. Das 692 gestantes que apresentaram exantemas (manchas avermelhadas pelo corpo), 266 foram confirmados, 139 descartados e outras 287 continuam em investigação.

Somente este ano, mais de 5 mil casos foram constatados de zika vírus, contra 72 em 2015. 


Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil

Compartilhar: