Sede do PT em Ribeirão Preto é atingida por bomba 'junina'

Sede do PT em Ribeirão Preto é atingida por bomba 'junina'

Três pessoas estavam no prédio, mas ninguém se feriu; presidente do diretório diz ter certeza de atentado político em função do momento vivido pelo País

Uma espécie de bomba, morteiro ou rojão, não se sabe ao certo, atingiu no início da tarde desta quinta-feira, 17, a sede do Partido dos Trabalhadores (PT) em Ribeirão Preto, na avenida Santa Luzia, proximidades da avenida 9 de Julho, no Boulevard. O “atentado” ocorreu por volta de 12h40, quando três pessoas estavam dentro do prédio. Ninguém se feriu.

Para o presidente do diretório municipal do partido, vereador Jorge Parada, o ato tem todo o jeito de atentado político em função do momento político vivido pelo Brasil, com a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ministro-chefe da Casa Civil e o acirramento da disputa entre governo federal e oposição.

“É, com certeza, um atentado político. Até porque não é um período junino e a bomba tem esta característica”, disse Parada. O diretor da legenda em Ribeirão e ex-vereador José Alfredo de Carvalho tem a mesma opinião. “Foi, sim, um atentado político em função da intolerância de opositores”.

Segundo Fábio Roberto Marques, da Macrorregião do PT, que estava no prédio juntamente com outras duas pessoas, o barulho foi muito forte. “Estava dentro da sala e quando saí para ver tinha muita fumaça. Só conseguimos ver o que tinha no chão após a fumaça se dissipar”, disse Fábio.

Ele conta que após a dissipação da fumaça eles puderam ver quatro ou cinco cápsulas de explosivos no chão da garagem. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.

Manifestação

Para José Alfredo de Carvalho, um dos motivos do atentado pode ser a organização de caravanas da região de Ribeirão Preto que segue para São Paulo nesta sexta-feira, 18, para integrar uma manifestação de movimentos sociais em defesa da democracia. A manifestação está sendo organizada pela Frente Brasil Popular, da qual o PT participa.

Segundo Luiz Henrique de Souza, coordenador regional da CUT São Paulo e representante regional da Frente Brasil Popular, irão 23 ônibus com manifestantes da região para São Paulo. “É uma frente ampla, que integra partidos de esquerda, como PT, PCdoB, PCO e movimentos sociais do campo e da cidade. Haverá participação de manifestantes de das regiões de Ribeirão preto, Franca, Matão entre outras”, afirmou.

Fotos: Guto Silveira

Compartilhar: