Como escapar de cobranças indevidas

Como escapar de cobranças indevidas

Saiba maneiras para se proteger das taxas abusivas das empresas de telefonia e internet

Diariamente centenas de taxas são postas no caminho de todos. O número de pessoas insatisfeitas com os serviços é grande e as cobranças são ainda maiores. O Procon dá dicas de como se atentar aos serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia, internet e TV a cabo

É importante que o consumidor conheça alguns detalhes que farão a diferença na hora das decisões. Saiba o que o consumidor precisa saber para não ser enganado por um profissional especializado em vendas e assim sofrer um calote.

Fidelização

Este é um caso permitido tanto aos que optam por uma telefonia móvel ou para os que preferem ter telefone fixo em casa. Em geral, os contratos preveem período de 12 meses de permanência. O consumidor está sujeito a multa caso ocorra o cancelamento.

Reembolso

O consumidor deve se atentar para não pagar uma taxa injusta. Se acontecer e a operadora não justificar o motivo em um período de até 30 dias, a empresa é obrigada a devolver o valor em dobro, cobrado pela conta indevida.

Gravações

É do direito do consumidor solicitar a cópia das gravações dos últimos seis meses da data informada. Nestes casos, o recomendado é que o cliente tenha sempre em mãos o protocolo do serviço. Se a ligação cair, a prestadora do serviço é obrigada a retornar o chamado.

Reparos

É obrigação da empresa disponibilizar funcionários para prestarem serviço e atendimento nos locais do cliente. Faz parte do protocolo das empresas a prestação de serviços sem cobrar pelo mesmo.

Cancelamento

O cancelamento pode ser feito de duas maneiras diferentes. Se o cliente optar pela opção eletrônica automática, o contrato será finalizado após dois dias. Já se o mesmo optar por cancelar direto com o atendente, o processo de finalização passa a valer momentaneamente.


Informações Procon
Foto: Divulgação

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