Empresas de Ribeirão Preto estão na lista de startups científicas mais promissoras para 2023
A maioria das empresas da cidade contempladas com o prêmio foram assistidas pelo SUPERA Parque

Empresas de Ribeirão Preto estão na lista de startups científicas mais promissoras para 2023

Levantamento é do Sebrae for Startups e vale para o Estado de São Paulo; cidade ocupa o quarto lugar no ranking geral

O Prêmio Startups do Futuro 2022, promovido pelo Sebrae for Startups e Wylinka, é destinado às empresas inovadoras de base tecnológica do Estado de São Paulo, com alto potencial de crescimento e impacto no ecossistema científico global. Divulgado recentemente, o levantamento aponta as 103 startups científicas mais promissoras para 2023 em três grandes categorias: Bioeconomia; Saúde e Desenvolvimento Social; e Indústria e Inteligência Artificial. Entre elas, 12 são de Ribeirão Preto, colocando a cidade em quarto lugar no ranking geral. “Essa grande presença de startups de Ribeirão e região no ranking mostra como nosso ecossistema está bem desenvolvido, sendo fruto da vocação científica e tecnológica do município”, destaca Eduardo Cicconi, gerente do SUPERA Parque. As startups contempladas foram: Eleve Science, Kimera Biotecnologia, Biopolix, GlucoGear, InSitu, Onkos, PBF Nutrientes, Yosen Nanotechlogy, Neogenys e a Quanticum, todas assistidas de alguma forma pelo SUPERA Parque, e a Sardrones e a Gedanken.

 

 

Metodologia

 

 

As startups científicas se diferenciam das demais por desenvolverem tecnologias próprias, por meio de ciências e pesquisa em áreas como Medicina, Engenharia, Química, Biologia, Física e Matemática. A seleção inicial para o prêmio contou com a participação de 531 startups. Elas foram selecionadas por meio de uma chamada pública, indicação via escritórios regionais do Sebrae-SP, do ecossistema de inovação e pelo mapeamento ativo realizado pela Wylinka e pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP (PGT).

 


Elas passaram por uma seleção que determinou as que se enquadraram no perfil, sendo eliminadas as empresas sem base científica e tecnológica e as de fora do Estado, chegando a 388 nomes. Na segunda fase, 277 passaram por uma avaliação mais aprofundada. As que obtiveram as maiores médias das notas dos avaliadores foram contempladas. A lista completa com as startups e o mapeamento podem ser acessados no link.


Foto: Divulgação

Compartilhar: