Hospital São Lucas realiza a primeira cirurgia hepática robótica de Ribeirão Preto e região
Cirurgia foi feita em uma mulher de 45 anos, com um tumor de 7 cm no fígado

Hospital São Lucas realiza a primeira cirurgia hepática robótica de Ribeirão Preto e região

Esse é o primeiro procedimento feito em hospital privado na região de Ribeirão Preto

Foi realizada, quinta-feira, dia 19 de agosto no Hospital São Lucas a primeira Cirurgia Hepática por Robótica de Ribeirão Preto e região.  A paciente, uma mulher de 45 anos, com tumor de 7 cm no Lobo hepático esquerdo, foi submetida a uma lobectomia esquerda por robótica, realizada pelo Dr. Fernando Galante e equipe.

A cirurgia durou em torno de duas horas e meia, praticamente sem sangramento. Normalmente as cirurgias hepáticas maiores tem grande potencial de sangramento devido ao fato do fígado ser um órgão grande e maciço, intensamente vascularizado. A precisão da cirurgia robótica permite a dissecção e ligadura segura desses vasos assim como a secção do parênquima hepático com mínima perda sanguínea.
 
A paciente teve alta hospitalar em 3 dias após o procedimento. Inclusive o São Lucas está realizando todas as cirurgias de alta complexidade na área do aparelho digestivo. 

No mês de julho a mesma equipe realizou a primeira Duodenopancreatectomia (cirurgia para câncer de pâncreas) em hospital privado, com sucesso. Na cirurgia convencional é necessário grande incisão abdominal, o que leva o paciente a um longo período de internação e recuperação pós operatória mais lenta e dolorosa.
 
Atualmente são realizadas no São Lucas todas as cirurgias de alta complexidade do aparelho digestivo e parede abdominal. O Dr. Fernando Galante é cirurgião especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Especialista em Cirurgia minimamente invasiva do Aparelho Digestivo.
 
De acordo com o especialista a cirurgia robótica é mais vantajosa em dois aspectos: O primeiro relacionado a tecnologia, visão 3D, equipamentos que imitam os movimentos da mão humana inclusive com mais amplitude, filtro de tremores da mão humana, capacidade de interação entre equipe de campo com o cirurgião através da tela de alta definição, capacidade de visualização de imagens de exames do paciente na tela do console do cirurgião durante a cirurgia.

E o segundo está relacionado a ergonomia do ato operatório para o cirurgião: ele opera sentado com a cabeça e braços apoiados é isso faz muita diferença no desempenho pois em cirurgias longas o cansaço físico pode comprometer o procedimento.

O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto inaugurou em junho de 2019 o Serviço de Cirurgia Robótica com a realização das duas primeiras Cirurgias Robóticas, em hospital privado de Ribeirão Preto e região. Desde a implantação do Serviço até o dia 20 de agosto de 2021, já foram realizadas 362 cirurgias robóticas na instituição, em várias especialidades médicas. 

A cirurgia robótica maximiza as taxas de cura, reduz o sangramento em até 80% e minimiza consideravelmente as sequelas, além de proporcionar a recuperação das funções vitais 40% mais rápido. A técnica cirúrgica é uma das mais modernas e inovadoras da atualidade e está presente em poucos centros hospitalares do Brasil.

O Hospital São Lucas, o Hospital Ribeirania, o Hospital Especializado, o Centro de Medicina Diagnóstica e o Centro Médico São Lucas, compõem o Grupo São Lucas, associado a HospitalCare desde 2017.


Imagem: Divulgação/Hospital São Lucas

Compartilhar: