Instituto de Ribeirão Preto desenvolve nova versão da plataforma QEdu
Instituto de Ribeirão Preto desenvolve nova versão da plataforma QEdu

Instituto de Ribeirão Preto desenvolve nova versão da plataforma QEdu

A ferramenta busca melhorar os níveis de aprendizado nas escolas

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, fez uma parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE) para desenvolver uma versão da plataforma QEdu.

A ferramenta busca proporcionar a identificação de desigualdades dentro das redes escolares, permitindo que os gestores façam estratégias para reverter esse quadro e melhorar os níveis de aprendizado. "Precisamos de um olhar cuidadoso para os grupos mais vulneráveis, como alunos de baixo nível socioeconômico ou de comunidades rurais, e o QEdu Gestão permite isso”, explica o diretor-fundador do Iede, Ernesto Martins Faria. 

Além disso, a parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, que produz análises focadas em cidades de médio porte, vai permitir não apenas o acesso aos dados das redes desses municípios, como também deve abrir caminho para a cooperação entre eles e o compartilhamento de boas práticas. 

Vão participar do evento o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia; do presidente do Consed, Vitor de Angelo; o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo; o professor do Insper, Ricardo Paes de Barros; a presidente do Conselho Nacional da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; da secretária de Educação de Atibaia (SP), Márcia Bernardes; o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Mozart Neves Ramos; e o diretor-fundador do Iede, Ernesto Martins Faria.  

O lançamento dessa versão vai ser realizada na próxima segunda-feira, 31, a partir das 10h, em um webinar transmitido pelo canal do IEA-RP no YouTube.  

QEdu

Criado em 2012, o QEdu disponibiliza dados educacionais de forma simplificada tanto para a sociedade, que pode acompanhar a qualidade do ensino ofertado nas escolas, quanto para os gestores municipais, que conseguem assim entender o momento atual da educação em sua cidade e tomar as melhores decisões. 

 

 


Imagem: Freepik

Compartilhar: