Maurílio Biagi participa de inauguração superlaboratório ao lado do presidente Bolsonaro

Maurílio Biagi participa de inauguração superlaboratório ao lado do presidente Bolsonaro

Empresário diz que instalação do acelerador de partículas em Campinas é um marco na história da ciência brasileira

O empresário ribeirãopretano Maurilio Biagi Filho recepcionou o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na quarta-feira, 21, durante evento em Campinas. Biagi representou os conselheiros do Conselho de Administração do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais) durante a inauguração da linha de luz Manacá, a primeira estação de pesquisa do Sirius, um acelerador de partículas de quarta geração.

Segundo o empresário, o evento também inaugurou uma nova fase na história da ciência, pois este é o maior projeto em desenvolvimento nesta área no país que pelo seu porte até recebeu o apelido carinhoso de “Maracanã da Ciência”. “Foi realmente uma honra descerrar a placa juntamente com o presidente Bolsonaro, o ministro Marcos Pontes e o Prof. Dr. Antonio José Roque da Silva”, declarou Biagi. O evento também contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

A estação foi equipada com instrumentos que permitem revelar estruturas tridimensionais de proteínas e enzimas humanas e patógenos com resoluções que não podem ser obtidas em equipamentos convencionais. Uma das técnicas disponíveis permite revelar a posição de cada um dos átomos que compõem uma determinada proteína estudada, suas funções e interações com outras moléculas, que podem ser usadas como princípios ativos de novos medicamentos. 

Até o momento, a Manacá recebe excepcionalmente propostas relacionadas à covid-19, uma resposta emergencial à pandemia. A intenção é receber propostas de outros objetos de estudo na sequência da cerimônia que marca o início das pesquisas científicas na linha de luz Manacá.


Marcos Corrêa/PR Agência Brasil

Compartilhar: