Performance de rua gravada em Ribeirão Preto vira ‘fake news’ em outros países
Ator que integra grupo que idealizou proposta, aponta que é preciso entender o “contexto”

Performance de rua gravada em Ribeirão Preto vira ‘fake news’ em outros países

Peça de teatro encenada no Calçadão da cidade em 2015, acabou virando notícia de “agressão” em diversos sites internacionais

Uma performance de rua realizada por um grupo de teatro de Ribeirão Preto em 2015, está repercutindo em diversos países. Sites da Grécia, Turquia, Espanha e Reino Unido ficaram “espantados” com a atuação de uma atriz, que na encenação se revolta contra o assédio sofrido.

Na última semana, vários sites internacionais reproduziram a encenação como se fosse um fato real, dizendo que “uma feminista atacou um agressor” no município, já que a peça foi encenada na Praça XV de Novembro, Centro da cidade. 

Tudo não passou de uma encenação do Núcleo Confluências de Ações Performativas, que produziu uma peça para debater o assédio sexual sofrido pelas mulheres no dia a dia. Porém, o que viralizou foi um trecho da performance, em que a atriz se revolta com a situação, e entra em confronto com o agressor.

Em 2015, o assunto deu muito o que falar, e agora, em 2017, voltou à tona. Fausto Ribeiro, integrante do Núcleo Confluências, acredita que a situação saiu de controle, já que a notícia se tornou um “bumerangue”, o que seria causado pela forma como a internet trata dos assuntos, sem uma contextualização.

Ribeiro lembra que se deve ter cuidado com a situação. “As pessoas pegam um pedaço do vídeo, e faz o recorte que dá sentido para essa pessoa, o que nem sempre representa a realidade”, lamenta o ator, que espera que as pessoas entendam a situação, e o que representa.

Ele acredita ser positiva a repercussão, já que mostra que “a arte está colocando o dedo na ferida”, porém, salienta que é preciso ir além do trecho do vídeo para saber o que o motivou, para poder formar uma opinião, e não apenas ficar em uma discussão rasa.

“O mais interessante de tudo é que não pensamos nisso, nessa repercussão que poderia ter. É uma perda de controle quando divulgado na internet e cada um pega da maneira que quiser. Cabe ao indivíduo ter o cuidado de ir à fundo e saber de onde que veio as informações, porque senão, acaba se tornando uma discussão vazia e sem profundidade”, comenta o ator.

 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: