Ribeirão Preto adere programa para universalização da internet
Programa foi apresentado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab; Ribeirão pode ter até 18 pontos de conexão

Ribeirão Preto adere programa para universalização da internet

Na região de Ribeirão Preto, 80 municípios se adequaram para participar do programa do Governo Federal

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), participou do lançamento, nesta sexta-feira, 2, em Ribeirão Preto, do programa “Internet Para Todos”, que tem a intenção de universalizar o acesso à internet banda larga em todo o Brasil. Na região de Ribeirão Preto, 80 municípios se adequaram para participar do programa.

As conexões do “Internet para Todos” são feitas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que está em órbita desde maio de 2017. A iniciativa prevê fornecer internet de banda larga a todas as unidades de saúde e escolas públicas do Brasil.

“Uma criança que teve contato com a internet na escola em que ela estuda, comparando com uma criança que não teve acesso, é evidente que aquela que não teve está condenada pelo resto da vida a não alcançar aquela que teve oportunidade”, comentou o ministro.

Já no mês de maio, será iniciada a implantação das primeiras antenas. De acordo com estimativa da Prefeitura de Ribeirão Preto, o município pode ter até 18 pontos de internet (confira mapa na galeria sobre as áreas de cobertura na cidade) localizados em órgãos públicos, porém, os estudos para apontar as áreas que necessitam do serviço ainda estão ocorrendo.

A intenção do Governo Federal é beneficiar as áreas rurais, onde não existe cobertura de internet das operadoras de telefonia. “Com essa instalação resolveremos o problema de qualquer localidade brasileira com a falta de conectividade”, completou Kassab. O serviço não será gratuito, porém, de acordo com o Governo Federal, custará até 30% a menos do que o serviço oferecido pelas operadoras, por não contar com tributos. Entretanto, pode ser beneficiado pelo programa apenas quem vive em áreas sem acesso às redes de internet, como 3G e 4G, por exemplo.

Em troca da adesão ao programa, os municípios arcarão apenas com a eletricidade consumida pelo equipamento de distribuição de internet e deverão zelar pela segurança do local onde as antenas serão instaladas. “Toda estação de rádio base está em local de difícil acesso ou com algum sistema de segurança, o que certamente vai ocorrer com esse sistema”, prometeu o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).


Foto: Rafael Neddermeyer/ FP

Galeria de imagens

Compartilhar: