Ribeirão Preto participa de pesquisa do Google sobre maturidade digital de internautas
Nos questionamentos foram avaliadas cinco dimensões de cada internauta: acesso, uso, segurança, cultura digital e criação

Ribeirão Preto participa de pesquisa do Google sobre maturidade digital de internautas

Ao todo, 28 cidades do Brasil fizeram parte do estudo, com 2.477 entrevistas feitas pela internet e pessoalmente

O Google fez uma pesquisa sobre maturidade digital dos brasileiros e Ribeirão Preto foi um dos 28 municípios do Brasil a participarem da análise.

O trabalho "Digital Skills Index – Índice de Habilidades Digitais", foi realizado na segunda-feira, 25, e foram analisadas cinco dimensões classificadas como: acesso, uso, segurança, cultura digital e criação. A iniciativa, que é inédita, pretende ser referência para estudos futuros sobre o desenvolvimento de competências digitais entre os brasileiros e o impacto sócio econômico, explica Paula Castilho, uma dos idealizadoras do trabalho.

Para medir cada dimensão uma série de questões simples foram elaboradas, para avaliar o quanto cada entrevistado conhecia ou não cada uma delas, atribuindo-se nota de um a cinco. A média geral auferida foi 3. A pesquisa entrevistou 2.477 pessoas, 60% por questionários pela internet e 40% pessoalmente. A faixa etária foi 15 a 60 anos.

Além de Ribeirão Preto, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Campo Grande e Brasília participaram . Paula explica que todas as competências combinadas podem gerar um impacto de mais R$380 na renda mensal de um trabalhador, equivalente a quase 40% do salário mínimo. "Com potencial para adicionar US$ 70 bilhões ao PIB até 2025."

Acesso
O valor atribuído pelo internauta brasileiro foi de 3,5. Os pontos positivos apresentados nessa área estão relacionados ao uso de aparelhos (ligar e desligar) e à navegação. Já os pontos negativos apresentados trazem dificuldades em configuração de softwares e na utilização de comandos de voz.

Uso
Aplicativos de mensagem são os campeões quando se fala em utilização do internauta. De acordo com o índice de Maturidade Digital, o uso deles e de buscadores são os pontos fortes do brasileiro, com nota 3,4.

Segurança
Não é novidade que a preocupação com dados pessoais tem sido algo importante para os internautas. Com o brasileiro, isso não é diferente. Nesse índice da avaliação, a nota do internauta é 3,4. Porém, o brasileiro ainda tem dificuldade em identificar sites seguros e conteúdos falsos, como as fake news.

Cultura Digital
Sobre o aprendizado contínuo e o acompanhamento de atualizações de softwares, o brasileiro tirou nota 3,0. A tomada de risco com novas tecnologias e a cultura de aprendizagem por tentativa e erro são características do internauta, segundo ao IHD.

Criação
Baixo conhecimento de ferramentas, códigos de programação e promoção de publicidade foram aspectos levantados pelo estudo. E o a dimensão ficou com 1,8 ponto.

Confira a pesquisa completa aqui.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: