Site mapeia ocorrências do Aedes aegypti no País

Site mapeia ocorrências do Aedes aegypti no País

Projeto monitora as redes sociais e traça um panorama da presença do mosquito

O Aedes aegypti tem preocupado o Brasil. Os surtos das doenças causadas pelo mosquito – Dengue, Zica e Chikungunya – mobiliza a população brasileira.

Para difundir as informações sobre o mosquito, uma empresa de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicações, desenvolveu o Radar Aedes e, com o apoio da população, o site reúne informações geolocalizadas sobre as ocorrências do mosquito em todo País.

O objetivo do radar é ser um provedor de informações sobre o tema e, assim ajudar no combate ao inseto, colhendo os dados para ser apresentado no portal. “Acreditamos que a análise dos dados disponíveis pode auxiliar na identificação das regiões mais afetadas e, com isso, ajudar a priorizar ações públicas de saneamento e combate ao mosquito. Por isso, contamos com a ajuda de todos para formar o maior banco de dados possível contra o Aedes aegypti”, afirma Fabio Hashimoto, diretor de tecnologia da PromonLogicalis e responsável pelo projeto.

O banco de dados é formado a partir de informações postadas em redes sociais, em que a companhia monitora e busca postagens relacionadas ao mosquito e as doenças. As menções feitas ao inseto nas redes são apresentadas em um mapa online, facilitando a visualização das ocorrências.

Qualquer pessoa pode compartilhar informações a respeito dos assuntos relacionados ao inseto. Para isso, basta ativar a localização do GPS do dispositivo móvel e publicar dados e fotos sobre as contaminações, ocorrências e locais de proliferação do mosquito com a hashtag “#RadarAedes” no Twitter. É importante que o post seja público.

Além dessa opção, as os usuários também podem ajudar via WhatsApp, basta enviar a palavra “Menu” para o número (31) 97155-6310 e selecionar a opção mais próxima da informação que deseja compartilhar.

A base de dados completa pode ser acessada em www.radaraedes.com.br.

Ocorrências

O radar ainda não oferece informações sobre Ribeirão Preto. A cidade mais próxima que disponibiliza dados sobre as doenças é São José do Rio Preto, com uma ocorrência postada no Twitter. A única região que já apresenta casos e relatos é a sudeste.

Foto: Divulgação

Compartilhar: