Startup de Ribeirão Preto é finalista em desafio internacional
Ferramenta de fiscalização do poder público surgiu de uma tese de doutorado na FEA USP

Startup de Ribeirão Preto é finalista em desafio internacional

A ferramenta RevelaGov, da Gedanken, será apresentada em Nova Iorque, na Assembleia Geral da ONU

O RevelaGov, ferramenta da startup Gedanken, de Ribeirão Preto, é finalista de um desafio internacional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

A plataforma, que proporciona investigação de gastos públicos e redução de corrupção, será apresentada em Nova Iorque durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A seleção dos vencedores ocorrerá entre os dias 20 e 23 de setembro.

O RevelaGov foi um dos 1,4 mil projetos de 166 países inscritos no Solve Challenge, que fomenta soluções inovadoras para resolução de problemas globais.

Apenas 61 projetos concorrem nessa segunda etapa, entre eles dois brasileiros; a startup de Ribeirão Preto e um projeto de Recife. Desses, 32 serão selecionados para apresentação no Fórum Econômico Mundial.

Há também um prêmio especial para o projeto mais votado pela internet, em concurso aberto até o dia 16 de setembro. A votação pode ser feita neste link. 

A plataforma RevelaGov possui 300 fontes de dados públicos e 10 “robôs”, utilizados para obter e cruzar grandes volumes de informações em busca de irregularidades. Ela monitora 1,8 mil órgãos públicos de todos os municípios do Estado de São Paulo, com exceção da Capital.

Em desenvolvimento há quatro anos, o RevelaGov iniciou com uma tese de doutorado na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP de Ribeirão Preto, que analisou o risco de calote das prefeituras.

“O RevelaGov tem o objetivo de proporcionar transparência para a população, diminuindo a assimetria de informações entre a sociedade e órgãos públicos. Buscamos empoderar o cidadão para o exercício do controle social, atuando na fiscalização do uso dos recursos municipais”, explica Rafael dos Anjos, autor da tese que originou a plataforma.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: