Startup de RP cria dispositivo para exames oftalmológicos via celular

Startup de RP cria dispositivo para exames oftalmológicos via celular

Aparelho já foi reconhecido até na Alemanha e faz parte do programa de desenvolvimento da Samsung

Os exames oftalmológicos poderão ser feitos a partir de um aparelho celular. Essa já é uma realidade no Brasil, graças à solução criada por um ex-aluno da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, no Supera Parque, em Ribeirão Preto. A tecnologia já foi reconhecida até na Alemanha e fará parte de programa da Samsung para o aprimoramento da ideia.

Isso será possível graças ao Smart Retinal Camera (SRC), uma nova geração de retinógrafos portáteis. Trata-se de um dispositivo oftalmológico que captura imagens do fundo do olho com o celular para diagnóstico médico, criado pela Phelcom Technologies, empresa que passou pela Supera Incubadora.

Um dos idealizadores da tecnologia, Flávio Vieira explica que o retinógrafo é um dispositivo oftalmológico que captura imagens do fundo do olho para diagnóstico médico, muito mais baratos do que os exames realizados com os aparelhos mais tradicionais, o que dificulta o atendimento de oftalmologia em diversos municípios do País.

“Com o retinógrafo portátil, é possível realizar exames em comunidades mais remotas ou carentes, que têm acesso limitado a esse tipo de exame”, enfatiza Vieira. A tecnologia desenvolvida pela startup é portátil e pode ser acoplada a smartphones, gerando imagens panorâmicas automáticas de alta resolução da retina.

Ele conta que o próximo passo para tornar o projeto uma opção nos atendimentos é iniciar um processo de validação do equipamento, que será utilizado com pacientes reais, em situações de uso do dia a dia em rotinas de atendimento oftalmológico. “Estamos planejando para um primeiro momento aplicar a solução em ambiente de clínica e posteriormente em campo, com utilização do sistema de telemedicina, completando assim o ciclo de validação de todas as funcionalidades propostas”, explica.

Para isso, ele terá o suporte da Samsung, que escolheu este como um dos 12 projetos para o programa de economia criativa da empresa, que possibilitará o compartilhamento de experiências para aprimorar o desenvolvimento do equipamento, além de oferecer modelos de negócios para que possa progredir. Além disso, apoiará na captação de recursos financeiros para o desenvolvimento do protótipo com a intenção de torná-lo um produto que possa atingir a sociedade.


Foto: divulgação

Compartilhar: