Startup desenvolve pesquisa para auxiliar no tratamento do câncer de mama
Estudo ainda está sendo testado em animais

Startup desenvolve pesquisa para auxiliar no tratamento do câncer de mama

Estudo da Veritas, empresa ligada ao Supera Parque de Inovação, está em fase pré-clínica e apresenta resultados positivos

A Veritas, empresa ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, está desenvolvendo uma pesquisa que pretende contribuir para o combate ao câncer de mama. Em andamento desde 2009, o estudo propõe a criação de um novo anticorpo para terapia e diagnóstico do câncer. Com resultados promissores, a empresa depositou recentemente uma patente nos Estados Unidos.

Sandra Faça, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Veritas, explica que o estudo está em fase pré-clínica, ou seja, ainda está sendo testado em animais. “Desenvolvemos a pesquisa para descobrir moléculas biológicas que posteriormente, possam ser interessantes para as empresas farmacêuticas desenvolverem novos medicamentos”, conta a diretora.

Ela explica, entretanto, que é preciso paciência, uma vez que, o tempo para o desenvolvimento de um novo medicamento pode chegar a 14 anos. “São cinco anos de pesquisa básica, dois anos de testes em modelos animais e cinco anos de desenvolvimento clínico", diz. A diretora acrescenta que na fase clínica serão avaliadas a segurança e a eficácia dos anticorpos em pacientes. “Depois disso, ainda serão necessários mais dois anos para que o medicamento chegue ao mercado”, destaca Sandra.

Apesar do longo tempo necessário, a pesquisa da Veritas traz resultados promissores já que seu anticorpo inibe uma proteína alvo envolvida em metástase, evitando, assim, a migração celular para outras partes do corpo. “Além disso, o anticorpo reconhece o alvo na superfície das células de câncer de mama, e também de ovário, obtidas de tecidos tumorais de pacientes”, explica a diretora. 

Nos estudos realizados em camundongos de laboratório, o anticorpo não apresentou toxicidade e se demonstrou eficiente na redução do crescimento de tumores implantados. De acordo com Sandra, nos últimos anos, o tratamento do câncer com anticorpos monoclonais tem sido uma das estratégias mais bem-sucedidas e importantes para o tratamento de pacientes. 


Foto: JF Pimenta

Compartilhar: